A Câmara Municipal de Salgueiro entregou, durante a 41ª sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (03), o Título de Cidadão Salgueirense ao professor Cícero Pereira Leite. A homenagem, apresentada pelo vereador Professor Agaeudes (Republicanos) e aprovada por unanimidade, reconhece sua contribuição à educação, à cultura e ao desenvolvimento humano no município.

Ao usar a Tribuna, Cícero destacou a emoção e o significado do reconhecimento público à sua trajetória. “Agradeço imensamente ao professor Agaeudes pela proposição e aos vereadores e à vereadora presentes. É muito bom ter o reconhecimento; eu sempre digo que reconhecimento não é só dinheiro, é reconhecer aquilo que você faz pelo próximo. Vocação nunca é para si, é sempre para o outro, e é assim que tem que ser a vida”, afirmou.

Ele também relacionou o trabalho da Câmara ao seu compromisso com a formação de crianças. “Assim como vocês vivem nesta Casa trabalhando pelo povo de Salgueiro, eu, dentro da minha sala de aula, trabalho para o crescimento das nossas crianças, que vêm de várias realidades, e tenho procurado cada vez mais dar o melhor de mim. Espero corresponder aos anseios da educação de Salgueiro, é assim há 19 anos e desejo até o fim da minha vida nesta cidade, retribuir ao povo de Salgueiro essa grande honraria que vocês me concederam. Muito obrigado!”, finalizou.

Após o discurso, os vereadores Mael do Divino (Republicanos), Eliane Alves (PSB), Baldin dos Anjos (PRD), Cleber Freitas (PP), Augusto Matias (Republicanos), Mariano Barros (PSB), Léo Parente (PRD) e Flavinho Barros (PSD) parabenizaram o novo cidadão salgueirense e destacaram sua importância para o fortalecimento da educação local.

 

Trajetória do homenageado

Atuando em Salgueiro desde 2007, o professor Cícero Pereira Leite é graduado em Ciências da Religião, Pedagogia e Filosofia, com diversas pós-graduações na área educacional. Lecionou no Instituto Superior de Educação de Salgueiro (ISES) e construiu uma sólida carreira na rede municipal, especialmente na Escola Centro de Ensino Paulo Fernando dos Santos, onde também exerceu a coordenação pedagógica. Reconhecido pelo compromisso com a educação pública, a inclusão e a valorização da cultura local, é autor de materiais educativos e obras literárias, como Cruzeiro Encantado e Quero Ler (2025), voltadas ao incentivo à leitura.