1º Flavinho Barros (PSD) iniciou saudando os vereadores, o público presente, os servidores e os ouvintes. Desejou um grande ano legislativo e um bom trabalho voltado para o povo da cidade. Lembrou que, apesar dos desafios, Salgueiro elegeu um novo líder para conduzir uma nova fase do município. Destacou os 49 mil metros quadrados de asfalto implantados na cidade e o programa de pavimentação, ressaltando que, em breve, também serão inaugurados o Complexo da Polícia Científica e a obra hídrica da VPR Negreiros. Comentou que fica cada vez mais animado ao ver o resgate do orgulho de ser salgueirense, citando novos projetos.
Encerrou enfatizando que o município tem um prefeito que escuta e que vem atendendo as demandas da população, afirmando que podem contar com seu mandato para mais um ano de trabalho.
2º Eliane Alves (PSB) destacou que está de volta à Casa do Povo motivada pelo sentimento de olhar para Salgueiro de forma integral e amorosa. Ressaltou que seu trabalho de oposição nunca será para travar o desenvolvimento e afirmou que seu mandato não abre mão da fiscalização. Reforçou que política é trabalho coletivo e lembrou que os vereadores da Bancada do Povo conseguiram, junto ao deputado federal Pedro Campos, R$ 1,5 milhão para a construção de um Complexo Esportivo em Salgueiro. Informou que o ministério continua aguardando os documentos da Prefeitura e questionou se o município vai perder esse recurso por birra. Apontou que há professores contratados pela rede municipal que não recebem o 1/3 de férias, não são remunerados no mês de janeiro e têm contrato apenas a partir de fevereiro, enfatizando que isso não representa economia, mas sim precarização do trabalhador da educação. Questionou como é possível falar em educação de qualidade tratando os educadores dessa forma. Mencionou a enorme fila de espera para atendimentos de pessoas neurodivergentes. Relatou que solicitou cópia dos contratos da UPA 24h e que foi preciso judicializar para que a Prefeitura os apresente. Encerrou destacando que quem ama Salgueiro não se curva, e sim luta.
3º Zé Carlos (Republicanos) comentou sua satisfação em participar da sessão e mencionou as mensagens transmitidas pelo padre Edilson e pelo pastor Ailton Rocha acerca do temor a Deus. Destacou que o Centro de Recuperação Cristo Liberta está prestes a completar um ano de atuação e comemorou o projeto, afirmando que ele nasceu no coração de Deus. Apontou que, no período do Carnaval, aumentam os índices de consumo de álcool e de violência contra a mulher e desejou que Deus proteja essa festa popular. Comentou que, apesar do recesso, permaneceu ativo nos bairros. Ressaltou o recurso de R$ 400 mil que conseguiu para a construção de um parque atípico no Parque Dr. Assis e mencionou a articulação com a governadora, que resultou em mais de 100 casas que serão construídas para quem mais precisa. Por fim, relatou a necessidade de, neste ano, chegar às comunidades rurais com poços artesianos e horas de máquina.
4º Michell Vasconcelos (PSD) destacou sua satisfação com o retorno às atividades legislativas e cumprimentou todos que acompanham a sessão. Mencionou o caso de racismo que sofreu, enfatizando que irá até o fim, e relatou que esteve em Recife para resolver o problema dos planos de saúde dos policiais militares do estado. Informou que, neste ano, o Carnaval contará com mais de 50 atrações, valorizando os artistas da terra e sem exclusão por posicionamento partidário. Comentou sobre o asfalto destinado pelo deputado Fernando Filho. Afirmou que a fala de alguns mudou e que agora não querem que se investigue João Campos, enfatizando que o PSB sempre tenta transferir a culpa para os outros. Finalizou pedindo que as pessoas abram os olhos e lembrem o quanto Salgueiro sofreu com o PSB no poder.
5º Mariano Barros (PSB) cumprimentou os colegas e a imprensa. Prestou solidariedade a Mael do Divino pela perda de sua mãe e parabenizou Carlinhos Buda pelo aniversário. Destacou que havia dito a Fabinho que agiria como oposição responsável e que votou favoravelmente a projetos do Executivo, ressaltando que vê o prefeito falar em respeito ao Legislativo, mas que suas emendas impositivas não foram totalmente cumpridas. Comentou que aprovou um projeto para a aquisição de medidores de glicemia e afirmou ser necessário que o prefeito demonstre cordialidade não apenas no discurso, mas também na efetivação de políticas públicas. Apelou para que suas emendas sejam cumpridas e chamou a atenção para o fato de um posto de saúde ter ficado sem energia por falta de pagamento. Relembrou que, na gestão anterior, lutaram pelo asfalto e pela iluminação das BRs por meio do Finisa, mas que na época, alguns não eram favoráveis a empréstimos. Concluiu ressaltando que mantém sua coerência na tribuna e desejou um ano abençoado a todos os colegas.
6º Auremar Carvalho (PRD) iniciou agradecendo a Deus pelo retorno do recesso e prestou sentimentos ao vereador Mael pelo falecimento de sua mãe. Agradeceu ao prefeito Fabinho, aos padres Edilson e Remi, ao pastor Ailton, aos vereadores licenciados, à APAE e ao PROAC pela presença na sessão. Parabenizou o deputado Fernando Filho e o prefeito Fabinho pelo asfalto na Avenida Central, Divino, Copo de Cristal e Santa Margarida, ressaltando que esse foi um trabalho realizado em conjunto com os vereadores. Mencionou que 36 ruas estão sendo pavimentadas, que o IML está sendo construído e que a reforma do Mercado Público está próxima de ser iniciada. Afirmou que o PT e o PSB são blindados pelo Ministério Público e questionou se não é mais possível investigar quem comete fraudes no país. Considerou uma vergonha o fato de João Campos não querer ser investigado e enfatizou que ele não merece o voto dos pernambucanos, pois, se não aceita investigação, é porque está devendo. Finalizou desejando um bom fim de sessão.
7º Eduarda Sampaio (Republicanos) cumprimentou os salgueirenses que acompanham a sessão e os colegas vereadores, destacando que as reuniões são oportunidade para apresentar trabalho, conquistas e lutas diárias junto á população. Reafirmou seu compromisso com um mandato de escuta e presença nas comunidades. Apresentou duas moções de pesar em memória de José Roberto Vasconcelos e Dona Vani.
Solicitou a readequação das placas de estacionamento prioritário com a inclusão do símbolo do transtorno do espectro autista e mencionou sua participação na formação com os profissionais de apoio e estagiários que atuam na educação inclusiva do município. Indicou a construção de um parque infantil para a Escola Paulo Fernandes, além da implantação de lombada elevada com faixa de pedestres e sinalização adequada. Pediu a limpeza regular da quadra e a construção de uma praça ao redor da mesma, no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mais conhecido como Riachinho. Informou que esteve no 2º distrito, na escola José Neu, na escola José Mendes, na creche Maria Auxiliadora e no postinho da comunidade e está finalizando os oficios com as demandas para encaminhamento às secretarias competentes. Destacou a luta pela requalificação e pelo patrolamento das estradas rurais, agradecendo pelos atendimentos já realizados. Ressaltou a abertura do Carnaval de Salgueiro e convidou a população para o 2º Baile Municipal, nesta sexta-feira. Finalizou desejando aos colegas mais compromisso e menos disputas, para que possam deixar um legado de legítima responsabilidade com nossa cidade.
8º Cleber Freitas (PP) saudou os colegas e os ouvintes da cidade e da zona rural. Comentou que o recesso foi apenas das sessões, mas que seu trabalho como vereador não parou. Relatou que visitou a obra paralisada de abastecimento de água da Vila Negreiros e do Uri e que, por meio de sua cobrança, conseguiu a retomada dos serviços. Destacou que participou de reuniões nas associações rurais e parabenizou aqueles que contribuíram para o asfaltamento na cidade. Informou que a UBS do Uri teve a energia cortada e que, graças às cobranças realizadas, o fornecimento já foi restabelecido. Disse que, ao participar das festividades da padroeira do Caxite, foi abordado sobre as dificuldades das estradas e afirmou que irá cobrar e fiscalizar sempre, ressaltando que não faz oposição por fazer, nem situação por conveniência. Parabenizou a presença dos padres Edilson e Remi e do pastor Ailton, que abençoaram a tribuna, e encerrou desejando que este seja um ano de muito trabalho e diálogo, honrando cada voto recebido.
9º Pitel Filho (MDB) iniciou agradecendo a Deus e destacando a felicidade com a chegada das chuvas para os agricultores. Parabenizou Fabinho pela convocação dos três agentes de trânsito e solicitou que os demais agentes também sejam contratados. Mencionou os acidentes ocorridos às margens das BRs e relatou que oficializou diversos órgãos para que se responsabilizem pelos acidentes envolvendo animais soltos. Afirmou que providências só serão tomadas quando ocorrer a perda de vidas de familiares de políticos. Solicitou à governadora que possibilite aos policiais trabalharem mais próximo de suas residências e enviou um abraço a todos esses profissionais. Informou que, em breve, os agricultores receberão o programa Terra Pronta e pediu aos órgãos competentes que liberem a água da Transposição. Cumprimentou Anderson, presidente da Barriguda, e relatou que solicitou a limpeza do campinho da localidade. Finalizou agradecendo a todos.
10º Veronaldo Gonçalves (PSB) agradeceu a Deus pelo dom da vida e saudou a plateia e os ouvintes. Expressou sua alegria por retornar aos trabalhos com a mente leve e pediu que 2026 seja um ano repleto de coisas boas para o povo. Solidarizou-se com os familiares de Paulinha pela perda precoce e com o vereador Mael pelo falecimento de sua mãe. Parabenizou os aniversariantes da semana: Deta, Valmir Gonçalves, Zilma, Lurdes e Rita Inês. Indicou ao prefeito e à secretária de Desenvolvimento Urbano e Obras a realização do asfaltamento das principais ruas de Umãs; o calçamento da Avenida Neto e Odete, estendendo-se até a Escola Agrícola; e a troca de lâmpadas em diversos postes da Vila de Umãs. Requereu ao secretário de Serviços Públicos a instalação de kits de iluminação nos postes dos sítios Pocinhos e Pitombeira. Apelou à Polícia Militar que retome as rondas em Umãs e questionou a Secretaria de Desenvolvimento Rural sobre a situação da estrada do Pau Ferro, pedindo que seja realizada ao menos a terraplanagem. Por fim, destacou que, por se tratar de ano eleitoral, pode ser que alguma providência seja tomada em relação à adutora de Umãs, lembrando que o povo sofre com a falta de água e sem justificativa.
11º Léo Parente (PRD) cumprimentou os vereadores, a plateia e os ouvintes. Destacou sua satisfação em fazer parte do Poder Legislativo e enfatizou que os parlamentares representam o desejo do povo de Salgueiro. Pontuou a necessidade de tratar do desenvolvimento do município e ressaltou que Salgueiro precisa de emprego, renda e indústria. Defendeu a criação de uma zona franca na cidade e comentou que o Ceará tem atraído muitos investimentos para seu território. Ressaltou que Salgueiro já dispõe de condição geográfica estratégica e da Transposição do Rio São Francisco, faltando agora incentivos fiscais para impulsionar o crescimento. Manifestou sua alegria em receber o presidente da União dos Vereadores do Brasil - Seccional Pernambuco, Dr. Edmilson. Destacou que, se o município tivesse um e-commerce para distribuição de mercadorias, isso representaria uma importante estratégia logística para atender todas as regiões próximas. Finalizou afirmando que, juntos, irão construir a melhoria e o desenvolvimento que Salgueiro almeja.
12º Mael do Divino (Republicanos) saudou a todos que acompanham a sessão e agradeceu a todos que, em oração ou com palavras amigas, o fortaleceram. Ressaltou que sua mãe deixou um legado e criou nove filhos com muita luta, mencionando que vê seu exercício como vereador como um sonho realizado dela. Relatou que sua mãe foi muito bem assistida no Pronto-Socorro e no Hospital Real Português. Prestou solidariedade a Rubacão pela perda do irmão, Antônio de Diocina.
Informou que a deputada Débora Almeida ofereceu todo o suporte para a subestação de energia da Escola Aura e destacou que 2026 começou com obras de asfaltamento. Apontou a necessidade de terraplanagem na localidade do Pau Ferro enquanto o asfalto não chega e contou que Débora Almeida destinou R$ 300 mil para a saúde do município, recurso que resultará na aquisição de uma van com acessibilidade para as crianças atendidas no Centro de Especialidades de Atendimento Infantil.
Finalizou ressaltando que o município não pode perder nenhuma oportunidade e que este é um tempo de união.
13º Baldin dos Anjos (PRD) saudou a Mesa Diretora e os vereadores. Desejou um bom dia a todos os funcionários do Legislativo. Prestou condolências ao vereador Mael pela perda de sua mãe e pediu que ele olhe para frente e não se desespere. Mencionou a emenda do deputado federal Fernando Filho que resultou no asfaltamento de várias avenidas do município e relatou que, em conversa com assessores do parlamentar, foi prometida uma emenda de R$ 10 milhões para 2027, caso seja reeleito. Encerrou apontando a necessidade de acreditar em Deus e de confiar que existem políticos que estão dando prioridade a Salgueiro.
14º Tiago Arraes (MDB) saudou os vereadores e prestou solidariedade ao vereador Mael pela perda de sua mãe. Relatou que retorna aos trabalhos com o compromisso de atuar em defesa do povo de Salgueiro e destacou que, apesar do recesso em janeiro, seguiu nas ruas ouvindo as demandas da população. Apontou a péssima situação da estrada do Pau Ferro e indicou a instalação de coletores de lixo para que a população tenha local adequado para o descarte. Ressaltou que, como oposição, não é contra a cidade, apenas não fecha os olhos para os problemas do dia a dia. Relatou que a Prefeitura está pagando R$ 400 mil para a contratação de uma única atração do Carnaval, enquanto há unidades de saúde sem estrutura e filas de espera para consultas e exames. Enfatizou que seu mandato segue cobrando, fiscalizando e defendendo soluções para os problemas do município. Mencionou que percebe uma preocupação com Recife, mas que é preciso se atentar com Salgueiro. Agradeceu a todos que acompanham a sessão e afirmou que está na Câmara pelo povo, com o compromisso de fazer o melhor.
15° Prof. Agaeudes (Republicanos) cumprimentou os colegas e agradeceu a Deus por mais um ano de trabalho. Agradeceu ao deputado Fernando Filho pela emenda que resultou em 49 mil metros quadrados de asfalto e informou que a deputada Débora Almeida destinou R$ 300 mil para a aquisição de transporte destinado às crianças atípicas. Destacou que Salgueiro vive um novo momento, com vereadores buscando recursos junto aos deputados, e afirmou que a governadora Raquel Lyra tem chegado ao município prometendo e cumprindo, citando a subestação de energia da Escola Aura e a implantação do IML. Recordou que hoje alguns falam em valorização dos educadores, mas relembrou a paralisação dos professores em 2022 e que, em 2023, foi preciso recorrer à Justiça para garantir o pagamento do piso salarial. Apontou que as UBS foram entregues sucateadas e destacou que já foram recuperadas as unidades do Sítio Novos e do Montevidéu. Relatou sua participação na jornada pedagógica e afirmou que lutará para que nenhuma criança fique sem apoio. Disse que as escolhas do passado refletem no presente, mas que, em um ano de gestão, muitos avanços já foram alcançados com o apoio do Governo do Estado. Encerrou afirmando que os problemas atuais serão solucionados e que são menores que os escândalos registrados na gestão anterior.