1º Flavinho Barros (PSD) iniciou seu discurso saudando a todos e convidando para os festejos de Conceição das Crioulas, nos dias 13 e 14, e em Umãs, de 15 a 17, para a vaquejada no Parque J. Barros. Falou que, nos últimos dias, sua agenda foi extensa e que tem acompanhado a situação crítica do abastecimento de água em Umãs e demais áreas rurais. Relembrou que a adutora do Sertão tem mais de 40 anos e apresenta constantes problemas. Destacou que, tempos atrás, não se buscou resolver de forma definitiva a situação e mencionou sua visita à Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco após verificar a barragem do Livramento. Contou que levou a realidade dos salgueirenses para a reunião, que foi articulada pelo deputado Joãozinho Tenório, o qual também se comprometeu a levar a discussão para a Alepe. Ressaltou seus agradecimentos ao deputado pela parceria com a prefeitura e frisou que, em breve, serão adquiridas seis ambulâncias com a sua parceria. Agradeceu ao deputado federal Augusto Coutinho pela emenda que resultará em mais duas ambulâncias. Relatou que, apesar de Umãs voltar a ter problemas com água, a prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Compesa, realizaram, entre os dias 8 e 12, uma força-tarefa para não deixar a população sem abastecimento nesse distrito e em outras localidades. Lembrou que a gestão conseguiu, neste ano, dois carros-pipa com o apoio do deputado Túlio Gadelha. Evidenciou o trabalho de Raquel Lyra e afirmou que o tempo das falsas promessas acabou, mencionando o projeto de abastecimento de água em Umãs e Guarani, a partir da Transposição, que a estimativa de investimento de mais de R$ 7 milhões e o recurso já está garantido pelo Programa de Expansão de Saneamento de Pernambuco. Relembrou que, quando Raquel assumiu, Pernambuco ocupava o 2º lugar como o pior estado em segurança hídrica e frisou que a concessão da Compesa será parcial, permanecendo pública, sendo concedida a distribuição e o esgotamento, mantendo o tratamento. Finalizou destacando que todas as lideranças políticas sabem da realidade e que o caminho é a concessão, que só na microregião do sertão será investido uma estimativa de 2,8 bilhões de reais, e que na concorrência do edital para vencer a concessão, a empresa precisa oferecer 5% de desconto de tarifa.
2º Cleber Freitas (PP) saudou os colegas vereadores e todos que estão acompanhando a sessão. Relembrou que, na última quarta-feira, participou dos festejos no Mulungu e mandou um abraço para a comunidade. Parabenizou os jovens salgueirenses que, ontem, se formaram como PMs de Pernambuco, em nome de Luis Junior, Bruna Veredas e Tiago Lima. Agradeceu a todos os pais que participaram da primeira seresta no Uri, destacando que o momento também gerou renda. Apresentou requerimento pedindo o patrolamento e a limpeza da Rua 30, na Cohab, assim como a manutenção do esgoto na mesma localidade. Solicitou a perfuração de um poço artesiano na propriedade de João de Caldas Nascimento, na comunidade Uri. Pediu mais respeito pelas áreas rurais, relatando que os moradores do Riacho do Fogo informaram que as máquinas passaram pela localidade, mas não realizaram a manutenção das estradas. Ressaltou que é complicado atender algumas áreas e negligenciar outras, destacando que a manutenção das estradas é o mínimo necessário. Chamou atenção para o distrito de Montevideu, que só teve uma melhoria nas estradas devido à passagem de uma máquina vinda de Verdejante. Contou que uma professora de uma creche do município denunciou que um aluno laudado está sem cuidador, sendo que na gestão passada havia dois profissionais para esse suporte. Convidou a população para os festejos do Padroeiro da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e do Distrito de Umãs. Encerrou reforçando seu compromisso de representar e fiscalizar com dedicação.
3º Veronaldo Gonçalves (PSB) agradeceu a Deus pelo dom da vida e saudou a todos que estão assistindo à sessão. Indicou à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras o calçamento das ruas 1 e da Assunção, no bairro da Cohab, e da Rua Rita Alves dos Santos, na Primavera. Questionou por que o secretário de Serviços Públicos e a secretária de Obras não tomam providências na Rua 9, que está intrafegável, lamentando a situação da localidade, que sofre com buracos e acúmulo de água. Mandou um grande abraço para Dona Creuza, do Sítio Canoas. Perguntou à Secretaria de Saúde sobre as fisioterapias e ultrassonografias, contando que a população está sem respostas. Fez uma Menção de Aplausos para o irmão José pela passagem de seu aniversário no dia 10 e também exaltou o ex-governador Eduardo Campos, que faria 60 anos de vida. Ressaltou que Eduardo foi muito importante para Salgueiro, transformando escolas como Manuel Leite, Eremsal e Rosa Doralice, além de oportunizar a construção do Ceasa, Corpo de Bombeiros, UPA Especializada, serviço de hemodiálise do IMIP e implantação da UTI no Pronto Socorro São Francisco. Destacou os investimentos em obras de saneamento básico, ampliação do sistema de abastecimento de água, construção dos Centros Vocacionais Tecnológicos, Memorial do Couro, Academias da Cidade, reforma do Salgueirão, construção do prédio da UPE, programas Terra Pronta, Ganhe o Mundo, barragens, moradias populares, quadras esportivas e o projeto de asfaltamento da PE que liga a Conceição das Crioulas. Ressaltou que a visão do ex-governador não se limitava às fronteiras do estado e, em parceria com o presidente Lula, trouxe obras como a Transnordestina, a Transposição do Rio São Francisco e o Instituto Federal. Enfatizou que o legado de Eduardo Campos se confunde com o do PSB, sendo um legado de compromisso com a educação, saúde, desenvolvimento regional e justiça social, e que enxerga o Sertão como protagonista. Frisou que não desistirão do Brasil nem de Pernambuco, pois o futuro está com João Campos e Pedro Campos, que seguirão o legado do pai. Questionou o que a direita fez por Salgueiro, pois não vê nenhuma obra estruturadora. Contou que foi louvável o prefeito ter atendido seu requerimento de pedido de água para Umãs e que é preciso continuar esse abastecimento, pois o povo necessita de água. Alertou que os profissionais dos postos de saúde precisam ser mais humanizados e relatou casos de grosseria e omissão de socorro, mencionando o caso de uma pessoa que estava com a pressão alta e foi simplesmente o mandaram para o hospital.
4º Zé Carlos (Republicanos) iniciou comunicando que a Carreta da Mulher estará em Salgueiro na próxima segunda-feira, às 8 horas, especificamente no Hospital Regional, oferecendo exames como mamografia, colonoscopia e punção de mamas. Contou que trará, pela segunda vez, a unidade odontológica móvel com três dentistas, entre os dias 9 e 12, nas comunidades Queimada Grande, Feijão e Quixaba II. Contou que, em breve, fará os agradecimentos às pessoas que contribuírem com essa ação e que estudará a possibilidade de disponibilizar um veículo para auxiliar no deslocamento de moradores das proximidades dessas localidades. Mencionou a falta de água enfrentada pelos moradores da zona rural e destacou que a Compesa precisa divulgar essas situações com antecedência, para que a população possa se organizar. Expressou sua satisfação ao saber que Salgueiro contará com oito ambulâncias, que ajudarão principalmente quem mais precisa, e agradeceu a Fabinho pela articulação. Parabenizou a secretária de Saúde, Cláudia, por estar zerando as filas de ressonância, um exame que custa quase mil reais. Relatou que faz parte da Associação de Pastores e que será realizado um grande evento gospel em Salgueiro, no dia 8 de setembro, com a presença do Trio Cignus. Convidou a população a participar desse encontro, que ocorrerá na Praça da Bomba. Falou que recebeu relatos de que a médica do PACs da zona rural precisa melhorar o atendimento e pediu à Secretaria de Saúde que verifique essas reclamações. Destacou que essa UBS atende pessoas de uma camada mais sofrida da população e afirmou que não está fazendo julgamentos, apenas trazendo os relatos do povo. Por fim, informou que, entre os dias 14 e 16, acontecerá o grande congresso de mulheres na Assembleia de Deus e que o problema dos geradores para climatização já foi resolvido.
5º Augusto Matias (Republicanos) desejou um bom dia a todos e mandou um abraço especial para todos que acompanham a sessão. Solicitou a perfuração de poços artesianos com instalações completas nas propriedades de Edna dos Santos, no Assentamento Santa Luzia, e de Tarcísio Gondim, na comunidade Formiga, destacando que a água é vida. Cumprimentou a presidente do sindicato, Edvane Teixeira, e os comunicadores Maurício Ribeiro e Vinícius. Informou que a Carreta da Mulher estará chegando a Salgueiro na segunda-feira para oferecer assistência às mulheres. Contou que, durante a semana, fez visitas às secretarias. Cumprimentou Edilton pelo trabalho junto à governadora; o diretor do hospital, Dr. Allain, pelo empenho; o prefeito Fabinho e todos os secretários que vêm trabalhando pela população. Destacou as oito ambulâncias que estão chegando ao município para oferecer assistência ao povo. Mencionou o trabalho conjunto da prefeitura e do estado, enfatizando que a governadora tem vindo frequentemente a Salgueiro para trazer boas obras, e não apenas para dar ordens de serviço, como ocorria em gestões anteriores. Frisou que, atualmente, Salgueiro tem um prefeito que mostrará o potencial do município. Destacou o esforço de Edilton e do deputado Joãozinho Tenório, que vêm lutando por melhorias. Enfatizou a calamidade do problema da água, ressaltando que essa situação não é recente, mas que Fabinho, Emmanuel e a governadora estão buscando uma solução. Ressaltou as conquistas obtidas em quase oito meses de gestão e defendeu que ainda virão mais avanços para melhorar a vida dos salgueirenses. Encerrou mandando um abraço para Fabinho, Emmanuel e todos os secretários.
6º Pitel Filho (MDB) iniciou sua fala desejando um bom dia a todos. Relatou que, devido a muitos requerimentos, conseguiu a máquina para o Quarto Distrito e explicou que há muitas estradas a serem feitas com apenas uma máquina disponível. Enfatizou que fez diversas cobranças pela máquina, mas compreendeu a demora devido à alta demanda. Justificou, para Cleber Freitas, que pode ter havido uma falha de comunicação quanto à não realização do serviço no Riacho do Fogo, pois isso também ocorreu no Quarto Distrito, e ele prontamente resolveu a situação ligando para a secretária. Comunicou que a máquina também passará por Montevideu, uma vez que a determinação é deixar tudo pronto. Parabenizou Roseli pelo atendimento aos seus pedidos de carro-pipa e ressaltou que entende a demora na perfuração de poços, pois a gestão anterior entregou a máquina quebrada. Expressou sentimentos pelo falecimento de Mateus Henrique. Parabenizou Michell Vasconcelos pela campanha de ajuda realizada no dia 11 e destacou que também pediu contribuição a seus familiares, que prontamente auxiliaram: Ciço, Tonim, João Vitor, Lucas Ferraz, Jackson Raimundo, Cícero Gondim, Daniel Gondim, Albenio e Pedro Augusto. Falou que seu grupo é forte e sempre solidário diante das situações. Felicitou Auremar, Zé Carlos, Baldin e Mael pelas doações. Destacou que está diariamente acompanhando o trabalho da máquina e que ela chegará a todas as localidades. Por fim, esclareceu que houve boatos de que ele queria fechar a escola do Feijão, mas afirmou que seu intuito é buscar mais alunos e, consequentemente, resolver o problema de superlotação em outras escolas, como a Dr. Chico.
7º Mael do Divino (Republicanos) saudou todos os ouvintes. Parabenizou os aniversariantes: o irmão Erivaldo, a amiga e assessora Dayse, a sobrinha Yasmin e Junior do Detran, que fará aniversário na sexta-feira. Expressou sua satisfação em receber a Carreta da Mulher, que disponibilizará exames como mamografia, e agradeceu a Allain Carvalho e Edilton pela luta. Comentou que muitos dizem que Salgueiro estava no mapa com Eduardo Campos, mas não mencionam os oito anos de Paulo Câmara, que, segundo ele, enterrou o município. Relatou que agora há uma governadora que olha para Salgueiro e que, na sexta-feira, ela virá novamente para cumprir a agenda “Ouvir para Mudar”. Parabenizou o time Águia por sua luta no campeonato de Orocó. Informou que, no dia 31 de agosto, ocorrerá o Campeonato de Várzea e que já solicitou ao secretário de Serviços Públicos, Thayrony Torres, a limpeza do espaço, agradecendo aos parceiros que já se prontificaram. Elogiou Thayrony pela limpeza na Rua João Paulo II e a secretária de Obras, Vitória Miranda, pelo trabalho de tapa-buracos no bairro Divino, e informou que o próximo local a receber o serviço será o Riachinho. Contou que o jogo comemorativo com o ex-jogador do Flamengo, Ronaldo Angelim, tem uma nova data: será no dia 7 de setembro, no estádio Cornélio de Barros. Mencionou que a Rua Nove recebeu pavimentação até certo ponto, atribuindo essa limitação à gestão do PSB. Citou que, na Cohab, as ruas são pavimentadas, mas sempre esqueceram das travessas que não passam de 40 metros. Comunicou que a Rua Nove, a Mansueto de Lavor e mais 18 vias estão incluídas no convênio de calçamento. Destacou que houve críticas sobre o calçamento de apenas 20 ruas e explicou que o plano de governo de Fabinho é para ser executado ao longo de quatro anos, mas alguns queriam que tudo fosse resolvido em apenas oito meses. Falou que hoje não há mais demora para realizar exames de sangue, que antes levavam até quatro meses, o mesmo ocorrendo com ultrassonografias. Frisou o empenho da secretária de Saúde e da diretora do TFD para sanar as filas, assim como a dedicação dos vereadores na busca por melhorias. Encerrou enfatizando que Salgueiro não tem um time por ele, mas sim uma seleção que trabalha em prol do município.
8º Baldin dos Anjos (PRD) saudou os vereadores, os funcionários do Legislativo e todos os ouvintes. Contou que entrou com três requerimentos durante a semana. Solicitou ao secretário de Serviços Públicos a troca de lâmpadas no Sítio Letras e a colocação de um refletor na Rua 7 de Setembro, no Centro. Requereu à secretária de Agricultura, Roseli Regina, o abastecimento de água, por meio de carros-pipa, na casa de Vânia, no Sítio Pitombeira I. Frisou no seu pedido que Roseli disponibilize essa água para quem realmente depende. Contou que, ontem, esteve em um evento da área da saúde e que sempre recebe comentários positivos sobre esse setor. Parabenizou Fabinho, Emmanuel, Raquel Lyra e Edilton pelo bom trabalho realizado na saúde. Relatou que um morador sofreu um acidente e teve um espinho alojado no olho em um sábado, mas que foi rapidamente encaminhado para realizar o procedimento, e no domingo já estava em casa. Enfatizou que, por onde anda, tem recebido elogios sobre a saúde e pediu a Deus que ilumine Allain, do hospital; Paulinho, da UPA; e todos os profissionais que salvam muitas vidas. Encerrou mandando um abraço para os moradores de Conceição das Crioulas pela festividade que se inicia hoje e desejou que tudo ocorra bem.
9º Tiago Arraes (MDB) destacou que sobe à tribuna para falar sobre problemas sérios que continuam afetando a população de Salgueiro e evidenciam o abandono da atual gestão. Contou que esteve ao lado da creche Letícia Roza e que encontrou entulhos, lixo e urubus se alimentado da carcaça de um cachorro morto, com um forte odor na área, caracterizando um problema de saúde pública e questionou se continuarão colocando a culpa na gestão passada. Mencionou sua visita à farmácia de medicamentos controlados e relatou que muitas pessoas não estão recebendo os remédios enquanto estava lá devido as faltas. Pediu que o abastecimento de medicamentos seja regularizado e falou que encontrou uma mãe atípica no local, que relatou as dificuldades enfrentadas com a falta de medicamentos para o filho. Frisou que é preciso ter responsabilidade com as pessoas e, na última semana, também recebeu o depoimento de uma usuária que afirmou que não estavam mais marcando exames laboratoriais para aquele mês, informação confirmadas por profissionais da unidade. Solicitou que aumentem as cotas de exames e que não deixem a população sem atendimento. Enfatizou que nenhuma das promessas feitas foi cumprida, exceto a reforma do Funpresal, que sequer estava no plano de governo e prejudicou os funcionários públicos. Destacou que seu papel continua sendo cobrar e mostrar o que está acontecendo. Citou uma pesquisa recente que mostra João Campos liderando a disputa pelo governo do estado. Ressaltou que estão se apoiando na imagem da governadora para tentar mostrar algum resultado, pois, a gestão municipal não tem feito nada. Questionou aos defensores da privatização da Compesa o que a governadora fez pela questão da água em Salgueiro, respondendo que nada foi feito. Afirmou que não vai ficar calado, pois quem sofre é o povo, com lixo, escuridão, esgotos e animais mortos. Pediu que assumam as responsabilidades, reconhecendo que não é possível fazer tudo em oito meses, mas que o básico precisa ser feito. Relatou que, com a reforma do Funpresal, o município passou a trabalhar com uma folga de caixa e solicitou que cumpram o que foi prometido, sem continuar jogando a culpa na gestão anterior. Finalizou reafirmando seu compromisso com a população e que continuará fiscalizando e cobrando ações concretas, pois quem está na ponta, sofrendo com os problemas, é o povo.
10º Auremar Carvalho (PRD) saudou a mesa diretora e todos os presentes. Contou que observa uma narrativa de vereadores falando sobre saúde, mas que não gosta quando menciona a gestão anterior, por conta das ineficiências e dos débitos deixados. Destacou que ainda falta muita coisa a ser feita, mas que os avanços acontecerão, pois há muitas ações previstas para chegar. Solicitou a perfuração de um poço para Luziane Alves Ferreira, no Sítio Cachoeirinha do Valério. Requereu um serviço de tapa-buracos na Rua Sebastião Ferreira dos Santos, no bairro Santa Margarida, e parabenizou a secretária de Obras, Vitória, pelo trabalho de qualidade, que não era visto antigamente. Explicou que ainda existem locais que precisam de serviços, e que isso sempre vai acontecer, mas criticou quem faz um “Carnaval” por causa de um buraco ou de um cachorro morto. Parabenizou os torneios feminino e masculino realizados em Conceição das Crioulas, com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura e Esportes. Elogiou Fabinho, Erika Oliver e Erika Nascimento pela organização do evento. Informou que hoje começa a festa de Conceição das Crioulas, com boas bandas, e que os moradores de Salgueiro podem ir com confiança para aproveitar a festividade. Destacou que não vê as pessoas denunciando o que chamou de “safadeza” do governo federal, referindo-se ao roubo de R$ 6 bilhões do INSS, sem punições, e criticou a emissora Globo por não mostrar isso, apenas divulgar propagandas sobre a devolução do dinheiro. Por fim, ressaltou que, o governo brasileiro foi o único que não correu atrás de resolver a questão da taxação com os Estados Unidos.
11º Michellzinho Vasconcelos (PSD) iniciou parabenizando Eudes, Diglebson e Verlene, proprietários do Alfa-X Concursos, e estendeu os cumprimentos a todos os professores. Contou que o Alfa-X teve 46 alunos aprovados no concurso da Polícia Militar de Pernambuco e parabenizou os aprovados. Comunicou que ocorreu a formação da primeira turma e reforçou seu compromisso de lutar para que até três turmas sejam formadas, para que a situação seja diferente da vivida no governo de Paulo Câmara, que deixou a polícia em déficit. Ressaltou o título de Cidadão Salgueirense concedido a Joãozinho Tenório e o convidou para vir receber essa honraria no dia da visita da governadora. Indicou a criação da Guarda Municipal e da Guarda Mirim, com o objetivo de retirar crianças e adolescentes do mundo das drogas. Relatou que seu gabinete, juntamente com a prefeitura, já conseguiu, por meio da Transnordestina, mais de R$ 700 mil em materiais para requalificar as ruas de Salgueiro, citando que a Rua L11 (Maria do Socorro), na Primavera, já está sendo requalificada. Informou que realizará uma festa em comemoração às requalificações e que fará a solicitação do calçamento dessa rua, assim como fez com a Rua Leonardo da Vinci. Afirmou que a cidade, antes esquecida, agora tem um representante, e que ele está presente a todo momento. Enfatizou que visitará cada local por onde passou durante a campanha, nos bairros Primavera, Caravan e Alto das Abelhas. Anunciou que o serviço de tapa-buracos está sendo realizado no Monte Alegre e lembrou que, na antiga gestão, precisou criar a personagem “Eleonora” para denunciar esses problemas. Afirmou que a Rua 9 será calçada e mencionou que as oito ambulâncias estão chegando, assim como o asfaltamento e a pavimentação. Encerrou enfatizando que lutará incansavelmente pela cidade que antes era esquecida.
12º Mariano Barros (PSB) iniciou relembrando a promessa do gestor de pavimentar 300 ruas e informou que estará indicando algumas delas. Solicitou a pavimentação da Travessa Antônio Filgueira, no bairro Santa Margarida, a pedido de dona Valdeci. Contou que, ao conversar com Valdeci, ela destacou que a rua tem muitos idosos, os quais também cobraram o retorno do Serviço de Convivência voltado para eles. Pediu que o CRAS retome esse serviço de Convivência para Idosos e relatou que uma mãe do bairro Brisa da Serra denunciou que já foram criados três grupos no WhatsApp, mas o Serviço de Convivência para as crianças da localidade ainda não foi iniciado. Destacou a falta de assistente social para realizar visitas relacionadas ao Cadastro Único, cobrando urgência e sugerindo a realização de um mutirão. Anunciou que constantemente recebe notificações sobre a falta de água, sugeriu que sejam enviados carros-pipa para atender à população e solicitou um carro pipa para a Quixaba II. Comentou que houve mudança no Conselho Tutelar, mas o prédio não foi preparado adequadamente para receber os funcionários e os atendimentos à população. Parabenizou Silva Lima pelos 11 anos de criação do blog e felicitou a Câmara de Salgueiro pela conquista do Selo Ouro em Transparência, concedido pelo Tribunal de Contas. Ressaltou que o Legislativo está recebendo hoje a LDO e que a verba suplementar veio com 40%, sendo que, na gestão anterior, era de apenas 2%. Relatou que acredita que essa suplementação não será alterada e lamentou que a oposição não tenha votos suficientes para solicitar os 2% e aprovar a mudança. Finalizou desejando um bom encerramento de sessão.
13º Prof. Agaeudes (Republicanos) cumprimentou os vereadores, parabenizando Léo Parente pela conquista do Selo Ouro em Transparência. Agradeceu à secretária de Cultura, Ericka Oliver; à diretora de Esportes, Erika Nascimento; e à secretária de Desenvolvimento Rural, Roseli, pela requalificação do campo do bairro Nossa Senhora de Fátima. Solicitou que as máquinas realizem a requalificação das vias do loteamento Asa Branca e seja feita a instalação de lixeiras nesse loteamento e no São Francisco. Destacou a importância de relembrar as ações da governadora em benefício de Salgueiro, citando a regularização fundiária do Programa Morar Bem, que já ultrapassa 800 títulos entregues aos moradores da Cohab; a ordem de serviço para construção de 112 casas populares; a pavimentação da PE que dá acesso à comunidade de Umãs; a recuperação da pista do aeroporto; o Programa do Leite; duas cozinhas comunitárias que atendem 400 famílias; e o início da obra do Instituto de Medicina Legal, após dez anos de paralisação. Relatou que Salgueiro havia sido excluído do circuito de grandes eventos, mas que agora recebeu o Festival Pernambuco Meu País, além de um bom Carnaval e São João. Ressaltou que, para a governadora, enquanto alguns estão preocupados com eleições, o seu foco é entregar resultados. Comentou que, na área da educação, já foram entregues dois kits escolares e fardamento. Afirmou que, por onde Raquel passa em Salgueiro, é aplaudida, pois o povo reconhece seu compromisso com o município. Finalizou enfatizando que, enquanto alguns gastam tempo inventando histórias, ele dedica seu tempo a mostrar a verdade para a população.
14º Eliane Alves (PSB) iniciou lembrando que, no dia 13 de agosto de 2014, o destino tirou a presença física de Eduardo Campos. Enfatizou que o ex-governador vive em suas ideias e nas obras que deixou nos quatro cantos de Pernambuco. Destacou o Programa Ganhe o Mundo, recordando que ele surgiu a partir de uma reunião de Eduardo com a equipe da área de detenção de menores, que apontou que cada jovem custava R$ 40 mil, um valor superior ao necessário para enviar um estudante ao exterior; assim, foi criado o programa que envia jovens da rede pública para conhecer outros países. Comentou que Eduardo também preparou lideranças com seus exemplos, citando seu filho, João Campos, apontado como futuro governador, de acordo com a última pesquisa contratada pela CNN, na qual lidera com 63%. Afirmou que Eduardo sempre lutou pelos excluídos e que jamais será esquecido por aqueles que lutam por um Pernambuco mais justo. Relatou que, na última sessão, um colega a acusou de correr e se esconder e explicou que, em 2021, foi convidada para assumir a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, enfatizando que nunca foi mulher de correr da luta. Questionou esse vereador se o prefeito também chamou três vereadores deste mandato para “se esconderem” ou se os ataques só cabem a ela. Assegurou que nenhuma secretaria foi confiada a esse vereador e que ela foi chamada por ter a confiança. Reforçou que possui uma grande rede de proteção e que sua história é feita de muito trabalho. Finalizou agradecendo a mensagem de uma professora que recebeu após a última sessão e declarou que é mulher, como tantas outras salgueirenses, firme e valente.
15° Léo Parente (PRD) desejou uma boa tarde a todos os presentes e ouvintes. Contou que, mais uma vez, traz como pauta a necessidade de atenção às comunidades rurais, relembrando o pedido aclamado de Umãs, que sofre com a falta de água. Destacou que esse problema com a Compesa é antigo e mencionou a dificuldade de instalar uma nova encanação na Pitombeira e também no DNOCS. Comentou sobre os desafios que o governo enfrenta com essa empresa e afirmou acreditar que o problema não está nos servidores. Relatou que vê o governo do estado se articulando para mudar essa realidade por meio da privatização e concessão, defendendo que não dá para continuar como está. Esclareceu que não se pode afirmar que a Compesa não faz nada, pois houve um investimento de R$ 200 mil na Praça Elias. Reconheceu o trabalho da prefeitura no último fim de semana para amenizar o problema de Umãs. Comunicou que a obra do IML de Salgueiro foi retomada e lembrou que, há algum tempo, esteve em Recife com o diretor da Polícia Científica cobrando o projeto de retomada. Evidenciou o empenho do prefeito Fabinho e do deputado Joãozinho Tenório na luta pelo IML, atribuindo a essa força conjunta a retomada. Alegou que algumas pessoas criticam quando o governo realiza ações e atacam a governadora, mas que, para essas mesmas pessoas, era bom o antigo governador, que nunca colocou sequer uma pá de cal no IML. Falou que a prefeitura já realizou a licitação e que cinco ambulâncias chegarão para atender a população, ressaltando que, embora seja pouco, o PSB não comprava nenhuma. Questionou se era melhor deixar as ambulâncias velhas, uma vez que Fabinho está trazendo cinco novas, e ainda assim dizem que o prefeito não presta. Frisou que, apesar de essas ambulâncias não atenderem a todos, é preciso fazer o que está ao alcance, e parabenizou Fabinho e a secretária de Saúde pelo trabalho realizado. Vc