Câmara de Vereadores de Salgueiro realizou mais uma Sessão por videoconferência ( 06/05/2020)

por adm publicado 06/05/2020 15h20, última modificação 06/05/2020 15h20
Reuniões seguem em formato de vídeoconferência.
Nesta quarta-feira (6), a Câmara de Vereadores de Salgueiro realizou mais umas Sessão Ordinária online através de videoconferência. A ação se faz necessária dentro das medidas visando promover o distanciamento social e aglomeração das pessoas por causa do Covid-19.A Tribula Livre Virtual foi usada pelo Diretor do Funpressal Flávio Vieira.
Acompanhe o resumo da fala de cada vereador:
A vereadora Eliane Alves (PSB) lamentou que mesmo com os avanços do coronavírus no município de Salgueiro A jogatina da política continua a todo vapor. Lembrou que o prefeito mentiu para o povo, quando disse que não seria candidato a reeleição. Destacou que o candidato a prefeito será Clebel Cordeiro e que o balcão de negociatas atrás de apoio político foi aberto, com salários no valor de R$ 9 mil. Lembrou ainda que a atual gestão não trouxe nenhum emprego para Salgueiro.
O vereador Ednaldo Barros (PTB) parabenizou o presidente da Câmara George Arraes pela devolução dos R$ 50 mil para ajudar no combate ao coronavírus. Lembrou que continua em isolamento social e que é necessário que a população se conscientize ainda mais. Prestou solidariedade aos profissionais da imprensa e repudiou os atos recentes do presidente da República.
O vereador Bruno Marreca (PSB) lembrou que seu mandato já perfurou 21 poços artesianos. Parabenizou o prefeito por ouvir a sugestão é organizou as filas dos bancos e questionou a forma como foi contratado os profissionais que irão atender no hospital de campanha, lembrou que vai acionar o Ministério Público para que a Prefeitura de Salgueiro seja mais transparente com esses contratos.
O vereador Zé Carlos (PSB) parabenizou George Arraes pela devolução do duodécimo destinado para saúde combater os avanços do coronavírus. Pediu ajuda para irmã Maria que esteve entre a vida e a morte e agora está em casa, lembrou que irmã Maria está precisando de ajuda na questão diária de curativos.
A vereadora Paizinha Patriota (PV) lembrou que ontem esteve no Hospital de Campanha na hora da bênção de Dom Magnus. O Hospital de Campanha conta com 24 leitos e com uma estrutura que deixou todos maravilhados. Sugeriu que depois da pandemia o Hospital de Campanha funcione como maternidade.
O vereador Professor Hercílio (PSB) em um pronunciamento emocionado se dirigiu as mães e ressaltou que queria que todos os políticos tivessem o coração de mãe. Agir como uma mãe, é agir com sentimentos e olhar para cada um como se fosse seu filho. Lamentou a forma como o presidente da República vem agindo. Solicitou que o Hospital NovaEsperança fique exclusivamente para o tratamento do coronavírus.
O vereador Augusto Matias (DEM) parabenizou o prefeito e a gestão pela organização da Feira Livre e pela inauguração ontem, do Hospital De campanha Nova Esperança e demonstrou desejo que, depois da pandemia o Hospital fique atendendo a população.
O vereador Pedro de Compadre (PMDB) lamentou mais um acidente na estrada de Umãs. Apresentou Requerimento solicitando ao Dep. Federal Gonzaga Patriota através de Emenda Parlamentar para aquisição de um trator para o sítio Pitombeira.
O vereador Erivaldo Pereira (PSB) destacou que foi um final semana pesado com mortes de pessoas queridas. Apresentou Moção de Pesar pelo falecimento da professora Shirley Maia. Parabenizou as ações da Prefeitura de Petrolina pelas determinações que vem tomando e contabiliza duas mortes, Salgueiro com uma população menor contabiliza três obtos.
O vereador George Arraes (Cidadania 23) lamentou o falecimento da professora Shirley Maia. Lembrou que o decreto de isolamento social está mantido por mais 15 dias. Lembrou que defende o isolamento social e pediu que a população fique em casa e que funcione apenas os serviços essenciais com uso de máscara e álcool em gel. Lembrou que a devolução de R$ 50 mil do duodécimo para a Prefeitura para auxiliar ainda mais no combate ao coronavírus e que espera que o prefeito use na compra de máscaras e de álcool em gel e que seja distribuída nas filas dos bancos.
O vereador Flavinho Barros (Podemos) lamentou que isolamento social em Salgueiro esteja deixando a desejar, que as estatísticas mostram que os casos são 10 vezes maior do que o divulgado pelo Ministério da Saúde e que o isolamento social é a melhor medida. Demonstrou preocupação com a falta de uma UTI neonatal.
O vereador Veronaldo Gonçalves (PSB) lamentou algumas situações de alguns vereadores, que querem tapar o sol com a peneira. Lembrou que defende a bandeira do seu partido e, lamentou o acidente ocorrido hoje na estrada de Umãs e que graças a Deus a vítima está bem.
O vereador Antônio Pires (Pros) parabenizou o prefeito pela feira livre é pela organização das filas nas lotéricas e Caixa Econômica. Destacou que fica triste em ouvir que no meio de uma pandemia, vereador venha falar em seleção.
O vereador Léo Parente (PL) lamentou o falecimento do seu amigo o Sr. Cosmo e solicitou serviço de vacinação e patrolamento na Travessa Rui Barbosa.
O Diretor do Funpressal Flávio Vieira usou a Tribuna Livre Virtual para tratar mais uma vez do Projeto de Lei 007/2020 do Executivo que dispõe sobre Adequação da Lei 146/2004 a EC 103/2019. E Destacou que as Emendas colocadas pelos vereadores desidrata o que a Emenda 103 permite.
Ao final da Sessão foram votadas 3 Moções de autoria dos vereadores Pedro de Compadre e Erivaldo Pereira. Requerimentos dos vereadores Antônio Pires, Paizinha Patriota, Pedro de Compadre e Bruno Marreca e Indicações de autoria dos vereadores George Arraes e Flavinho Barros, tudo aprovado por unanimidade.