Acompanhe o resumo do pronunciamento dos vereadores, na 17ª Sessão Ordinária, realizada nesta sexta-feira (07), na Câmara de Vereadores de Salgueiro.

por adm publicado 11/06/2019 08h33, última modificação 11/06/2019 08h33
Sessão acontreceu no Plenário da Casa Epitácio Alencar

O Vereador Flávio Barros ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Agradeceu a todos da comunidade do Cipaúba, pela atenção na sua participação no novenário, onde convida a todos para participarem das festividades. Agradeceu a Padre João Marcos pelo convite para debater o tema da campanha da fraternidade que discute as políticas públicas. Relatou a problemática da Vila Garrancho, que há muito carecia de calçamento e obras, onde o Prefeito, em atenção àquela comunidade, iniciou a pavimentação da via. Relatou que o gestor é quem ordena às obras, e não o Legislativo. Relatou o pedido da comunidade Pau Ferro para implementação de melhorias, como a pavimentação, que já foi implementado no Distrito, mostrando o compromisso com aquela Comunidade. Relatou que a Prefeitura irá pavimentar toda a área da igreja do Pau Ferro, ampliando a área pavimentada. Relatou a importância dos valores referentes aos Precatórios, que irão beneficiar a educação do Município. Relatou que no Congresso foi aprovado um documento que visa garantir os 60% referentes aos Precatórios do FUNDEF para os profissionais dos magistérios, professores da época. Relatou que a maior obra é cuidar do futuro das pessoas e das crianças.

O Vereador Veronaldo Gonçalves ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Desejou votos de aplausos a sua sobrinha Marta Maria e José Henrique, por mais um ano de vida. Parabenizou também sua assessora pela passagem de mais um ano de vida. Repudiou o Prefeito e Secretários responsáveis pelo descaso com a população, em especial com a população de Umãs, em relação ao atendimento nos postos de saúde. Relatou ser injusto o horário de funcionamento do posto de saúde de Umãs. Relatou a distância de Umãs para a sede do Município, onde o posto de saúde deveria funcionar por um tempo maior. Relatou que muitas pessoas têm que voltar para casa e só ser atendida no outro dia. Relatou casos de dengue, onde a paciente não teve o devido atendimento no posto, onde este Vereador foi procurado para dar o suporte à paciente. Relatou o aumento nos casos de dengue em Umãs e em Salgueiro de uma forma geral. Relatou a importância de uma pessoa de plantão no posto para atender os casos de dengue. Relatou que muita gente em Umãs procura esse Vereador para se tratar de seus problemas de saúde. Relatou os insumos necessários, como soro, siringa, esparadrapo, entre outros insumos, que esse Vereador tem que custear por falta nos postinhos ou pelo curto horário de funcionamento da unidade de Umãs. Relatou o alto índice de casos de dengue em Umãs.

O Vereador Zé Carlos ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Lamentou o falecimento do Sr. Gonzaga, assíduo participante das reuniões da Casa. Relatou que esteve em Recife levando a uma secretaria um pedido acerca da barragem do Urubu, pedindo a implementação da obra, que irá garantir muitos recursos à muitas famílias. Relatou que a barragem hoje se encontra com 50 % (cinquenta por cento) de sua construção. Relatou várias comunidades que dependem da barragem do Urubu, e que iriam se beneficiar com melhorias naquela barragem. Relatou a importância da manutenção dos dessalinizadores que beneficiam a zona rural do Município. Relatou a necessidade de mais atenção às Comunidades indígenas e quilombolas da Cidade. Relatou mensagem de uma médica legal que viralizou nas redes sociais. Leu a mensagem da médica. Relatou passagens Bíblicas que previram as pragas que hoje assolam a população. Relatou entender que o mundo vive hoje um período de êxodo. Relatou que haverá um grande evento no final do ano com apoio do pastor Inácio e outras entidades. Relatou sua alegria em ver a Vila Garrancho contemplada com melhorias. Pediu o calçamento da Rua 43, na Cohab, bem como melhorias nas ruas do Alto das Abelhas. Pediu atenção a interligação do Prado ao Santa Margarida.

O Vereador Auremar Carvalho ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Pediu em nome da população de Umãs e adjacências, para que seja feita a soltura da água da Mangueira, para beneficiar àquela região. Relatou que a estrada de Umãs se encontra muito deteriorada, onde pede providências as autoridades competentes e a atenção dos Vereadores à questão. Relatou pedido que fez ao Secretário Juliano, onde no Assentamento Santa Luzia e regiões próximas a máquina já está fazendo o serviço de melhorias nas vias de acesso. Relatou várias regiões que as máquinas irão passar e beneficiar a população rural. Relatou ter ouvido falar que as máquinas que darão continuidade a pista de Conceição das Crioulas irão fazer somente 08 (oito) quilômetros, onde espera que pelo menos os 08 (oito) quilômetros sejam feitos. Relatou a ordem de serviço dado a Rua Luiz Soares Diniz, conhecida como Vila Garrancho, onde depois da obra finalizada não será mais Vila Garrancho. Relatou a luta daquela população por essa melhoria. Relatou que ainda faltam 06 (seis) ruas para ser dado a ordem de serviço. Relatou a alegria da população do Pau Ferro com a pavimentação de algumas vias da comunidade. Relatou a sua impossibilidade em estar presente.


A Vereadora Eliane Alves ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou que esteve ontem na comunidade da Cipaúba, onde agrade a acolhida e fraternidade em sua recepção. Relatou que domingo terá a quermesse do Sítio Riacho do Fogo, no terreiro de Seu Benedito e Dona Gertrudes. Relatou que domingo participou de uma formação política, a convite de Dom Magnus, para debater o tema da campanha da fraternidade, que é políticas públicas. Relatou que esteve também junto com a comunidade, na Escola Maurina, debatendo políticas públicas com a população. Relatou a importância das políticas públicas em prol do benefício da população. Relatou a importância de se debater as pautas da população. Relatou Vereadores que são do lado do Prefeito, e sempre defendem o Prefeito e suas ações. Relatou que um Vereador falou em Tribuna que a função da gestão é cuidar das pessoas, onde questiona a fala ao ver a questão de Umãs, onde a população não está tendo o atendimento devido. Relatou que no site do Ministério da Saúde está dito que a vacinação foi ampliada para toda a população, onde o cidadão quando vai ao posto de saúde não encontra vacina disponível. Relatou os surtos que doenças que vem assolando a população de Salgueiro, como dengue, meningite, h1n1, entre outras enfermidades. Relatou que no postinho de um bairro, um cidadão foi ser atendido e foi mandado para casa por entenderem que seu caso não era urgente, onde o cidadão teve piora no seu estado de saúde e teve que ser atendido com urgência no hospital regional. Relatou que as ambulâncias não iriam trazer e não vão trazer saúde para a população de Salgueiro. Relatou que falta remédio e atenção básica, o cuidado para com as pessoas. Relatou que algumas pessoas estão sendo imunizadas, burlando as prioridades, enquanto os grupos de riscos estão sem imunização. Relatou que os pobres estão sendo preteridos em relação a algumas pessoas mais abastadas financeiramente.

O Vereador George Arraes ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou que domingo passado participou de importante seminário para debater o tema da campanha da fraternidade no Município de Salgueiro. Relatou a participação de um membro da CNBB nos debates, que entende muito enriquecedor para toda a comunidade. Relatou a importância da participação de membros desta Casa e da sociedade organizada, na construção das melhorias sociais. Relatou o caso da Vila Garrancho, onde foi criado um grupo pelos moradores da região, onde incluíram os Vereadores desta Casa, e com muita luta, conseguiram conquistar o objetivo, onde na data de ontem o Prefeito deu a ordem de serviço para a pavimentação da Vila Garrancho. Relatou vários problemas que vem assolando nossa comunidade. Relatou várias enfermidades que estão colocando em risco a saúde da população de Salgueiro. Relatou a audiência pública que irá tratar dos problemas da dengue no Município de Salgueiro. Relatou a importância do bolsa família na manutenção das necessidades básicas da população. Relatou ter participado do 2º (segundo) encontro de jovens, onde os jovens de Conceição das Crioulas pediram a reforma do Peti, onde o Secretário competente está tomando as providências necessárias, onde agradece ao Secretário pela atenção. Relatou sempre estar presente nas ações positivas do Município, nas inaugurações e ordens de serviços que beneficiam a população. Relatou ser favorável as Emendas que transformam as comunidades e o bem estar da população. Relatou que o Senador Jarbas Vasconcelos irá destinar R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) para Salgueiro. Relatou que, através do seu partido, já conseguiu algo próximo de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) em Emendas para beneficiar a população de Salgueiro. Parabenizou todos os Deputados Federais que destinaram recursos para o Município de Salgueiro. Relatou a importância dos precatórios do Fundeb/Fundef serem gastos na educação, bem como de se destinar, caso assim seja decidido, os 60% (sessenta por cento) aos professores.

O Vereador Ednaldo Barros ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Solicitou, em nome da Igreja Presbiteriana de Salgueiro, a Secretaria de Serviços Públicos e Diretoria de Trânsito, a adaptação de um quebra-molas que se encontra próximo a Igreja as normas atuais, pois muitos acidentes vêm ocorrendo na localidade. Relatou motoqueiros e carros que já causaram acidentes na localidade. Relatou que seria interessante a implementação de um quebra-molas com passarela, de modo a reduzir a velocidade dos veículos no local, bem como facilitar a travessia da via. Apresentou Projeto de Lei visando implantação de hortas comunitárias no Município. Relatou a importância do Projeto para viabilizar alimentação saudável à população. Relatou Indicação de sua autoria para que o Município entre em contato com o conselho regional do SENAI para que sejam disponibilizados cursos para a população, vez que está sendo ventilada a volta das obras da transnordestina na região.

O Vereador Bruno Marreca ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Questionou a questão do roço nas estradas rurais. Relatou que foram feitas vistorias em barragens que foram construídas, onde a empresa será notificada das irregularidades encontradas. Relatou Projeto de sua autoria em vias de dar prioridade na matrícula dos alunos com necessidades especiais nas escolas e creches do Município. Leu o Projeto de Lei de sua autoria. Relatou a importância do Projeto de Lei para viabilizar a matrícula das crianças especiais do Município nas escolas Municipais. Relatou Projeto de Lei de sua autoria nominando uma via do Município. Leu um breve relato da vida da homenageada. Relatou questão muito grave que poderá acontecer, com relação a um pregão que será realizado no Município de Salgueiro para adquirir dois tratores agrícolas em valor de R$ 327.000,00 (trezentos e vinte e sete mil reais), onde o Município já possuí dois tratores que precisam de manutenção há mais de um ano, onde a manutenção é mais barata do que a aquisição de dois novos tratores. Relatou várias ações necessárias que não estão sendo realizadas pelo Município por falta de dinheiro, de modo que o valor gasto na aquisição desses tratores poderia beneficiar a população. Relatou audiência pública que será realizada nesta Casa para debater a questão da dengue.

O Vereador Augusto Matias ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou a importância da ordem de serviço dada para a pavimentação da Rua Luiz Soares Diniz, muito sonhada por todos os moradores. Relatou que vai tomar conhecimento da questão do postinho de Umãs para entender a situação e tomar as providências que forem pertinentes. Relatou o trabalho do Prefeito de Salgueiro, que já realizou muitas obras em pouco tempo de mandato. Citou várias vias e ruas que foram pavimentadas, na zona urbana e na zona rural, desobstrução de bueiros, entre outras ações. Parabenizou o Deputado Gonzaga Patriota pelo seu trabalho por seu Salgueiro. Relatou que o partido da oposição é perseguidor, onde já tiraram a pessoa que iria ocupar a GRE em Salgueiro. Relatou trator que foi quebrado em gestões passadas e até hoje ninguém sabe onde anda. Questionou as ações do Deputado João Campos em Salgueiro. Parabenizou o Deputado Gonzaga Patriota pelo seu trabalho. Relatou que o Prefeito vem pagando os funcionários em dia.

A Vereadora Paizinha Patriota ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou que na última sexta-feira esteve na Comunidade Pau Ferro, na inauguração do calçamento da Comunidade, fruto de Emenda do Deputado Gonzaga Patriota. Relatou Vereadores que falaram que Emenda é compra de voto, onde o Deputado Gonzaga Patriota jamais comprou votos. Relatou que tanto em gestões anteriores como na atual gestão, o Deputado Gonzaga Patriota não foi apoiado pelos gestores do Município e mesmo assim destinou várias Emendas para Salgueiro. Relatou várias Emendas destinadas à população de Salgueiro pelo Deputado Gonzaga Patriota. Relatou Vereador que disse que foi ao Ministério Público tentar barrar a aquisição de dois tratores pelo Município, onde estes bens são frutos de uma Emenda destinada pelo Deputado Gonzaga Patriota, de modo que não há que se falar em gastos indevidos e/ou irregulares, vez que são frutos de Emenda Parlamentar. Relatou Requerimentos e Indicações de sua autoria, onde pede reparos e manutenção na iluminação pública próximo a igreja da Santa Cruz, e outras ações. Convidou a todos para participarem dos festejos de Santo Antônio.

O Vereador Professor Hercílio ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Parabenizou a população do Pau Ferro pelas ações em prol de toda a comunidade, em vias de evitar acidentes na localidade. Relatou a obrigação religiosa e cristã de participar das conquistas da população. Relatou que os poderes são harmônicos e independentes. Relatou que sua luta são por causas coletivas. Relatou ter sido o engenheiro da fundação a cobertura na Fachusc. Relatou ter sido o engenheiro do mercado público, onde nunca buscou reconhecimento. Relatou estar numa situação complexa. Relatou que, em busca da harmonia, vai a todas as reuniões, onde constata o respeito que recebe do Prefeito e equipe, mais que possuí sua posição política. Relatou a importância de se lutar para melhorar a gestão em prol do benefício de toda a população. Relatou a importância de se buscar aprimorar as necessidades da população. Relatou a importância de se ver a questão do postinho de Umãs, onde deve ser aprimorado o funcionamento. Parabenizou o calçamento implementado no Pau Ferro pelo Município. Relatou que onde o Prefeito estiver certo, irá aplaudir e parabenizar, e quando estiver errado, irá criticar. Relatou documentos que enviou ao Ministério Público, relatou ter participado da entrega de duas camionetes pelo Deputado Clodoaldo Magalhães, da inauguração da Elisa Patriota, entre outras ações. Relatou que não inviabilizará Governo algum. Relatou a importância de se parabenizar as melhorias, e criticar os erros. Parafraseou São Tomás de Aquino. Relatou sua defesa por mais Universidades por Salgueiro. Relatou que Mendonça Filho trouxe a UPE e a UNIVASF, e que o Governador Roberto Magalhães trouxe a adutora e a Fachusc para Salgueiro, onde é grato a esses políticos por suas ações.

O Vereador Antônio Pires ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou várias ações do atual Governo do Município. Relatou que na gestão Cornelito tinham seis tratores e ambulâncias, onde na gestão da Prefeita que sucedeu desapareceram e ficaram sucateados esses bens. Relatou que em seguida, na gestão Paulo Afonso, os bens voltaram a funcionar. Criticou colega que não deseja que benfeitorias cheguem a Salgueiro. Relatou Deputado Federal que tirou 8.000 (oito mil) votos em Salgueiro e que não destinou um real em Emendas para Salgueiro. Relatou que os adversários ficam com picuinhas, buscando o quanto pior melhor. Relatou visitas que fez ao Hospital Regional, onde sempre que chegou lá constatou ambulâncias do Município conduzindo pacientes ao Pronto Socorro. Relatou paciente que chegou com urgência no Hospital Regional precisando de uma ambulância UTI para realizar um exame no Pronto Socorro, vez que o Hospital Regional não possui tomografia, onde não tinha ambulância UTI disponível, de modo que foi necessário através de amigos conseguir uma ambulância UTI em Serra Talhada. Desafiou um real de Emenda que venha do Deputado Federal apoiado pela oposição para o Município de Salgueiro. Relatou descasos no Hospital Regional do Estado. Relatou a importância da ambulância na condução da população. Relatou que só dois Governadores não assinaram consentindo com a reforma da previdência para os Estados. Relatou que Paulo Câmara e o Deputado filho de Eduardo Campos são a favor da reforma da previdência.

O Vereador Pedro Pereira ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou que atrasou pois estava com o Secretário competente mostrando umas obras necessárias em Umãs, como a reforma de um buraco na pista de acesso a Umãs. Relatou que várias providências com relação a soltura da água na Mangueira já foram tomadas, mais a situação ainda não foi resolvida. Relatou proposta que foi levada para Bahia, para o Ministério, para mostrar a agricultura da região de Umãs, para que possa soltar água para a população. Relatou que entre a barragem e a galeria não tem água, situação que precisa ser resolvida. Relatou que, com relação a pista de Umãs, os buracos estão só aumentando. Relatou ter assistido entrevista com uma Secretária num programa de rádio, onde esta relatou que até quinta-feira as máquinas irão iniciar o serviço em Conceição das Crioulas, mais não falou nada sobre a pista de Umãs. Relatou que existe uma Emenda do Deputado Gonzaga Patriota destinando dois tratores para o Município, onde questiona Vereador que já se pronunciou na Tribuna a fundamentação de sua crítica, já que a Emenda é de livre destinação. Relatou que, com relação ao açude algodões, houve uma reunião com participação da ANA, APAC e DNOCS, em que ficou decidido a liberação de águas até certa medida. Relatou que o açude dos algodões foi fechado por dentro, de modo que foi um vandalismo com um bem público. Relatou que está sendo feito licitação para aquisição de medicamentos para a rede pública de saúde do Município.

O Vereador Erivaldo Pereira usou a Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou ter participado de evento a convite da comunidade católica para debater o tema da campanha da fraternidade, que versou sobre a importância das políticas públicas, onde contou com a presença de um membro da CNBB. Relatou a importância de se buscar ações e de se disseminar coisas positivas para a população. Falou do seu trabalho e de sua contribuição como Vereador. Relatou a participação de várias assinaturas de ordens de serviços e inaugurações, onde sempre foi respeitado e lhe dado a voz para fazer seu pronunciamento. Relatou que está na Casa para ajudar o Prefeito a bem gerir o Município, onde critica quando necessário e parabeniza quando devido. Parabenizou o amigo Marcos Sá pela atenção dada às demandas apresentadas por este Vereador. Relatou ter conversado com uma mãe que estava aflita com sua filha, vindo do postinho Dr. Romão Sampaio, onde não tinha na unidade nenhum dos medicamentos que foram solicitados. Pediu devida atenção as necessidades da população, seja na zona urbana seja na zona rural. Pediu melhorias no ligamento da Rua João Buíque com a Rua José Rodrigues Rosado, que precisa de pavimentação. Parabenizou as festividades do Padroeiro Santo Antônio, padroeiro do Município. Parabenizou o apostolado da oração da paróquia Santo Antônio que está completando hoje 119 (cento e dezenove) anos de existência.

Assessoria de Comunicação