A Câmara Municipal de Salgueiro realizou em seu plenário nesta quarta-feira, (28) mais uma sessão ordinária

por adm publicado 02/09/2019 10h32, última modificação 02/09/2019 10h32
Os parlamentares se reuniram a partir das 9h para as discussões dos temas que estavam na pauta. Acompanhe o resumo das falas dos vereadores, por ordem de fala.

O presidente solicita aos vereadores a quebra de protocolo para assistir a uma apresentação do grupo da APAE. Registra a presença da ex vereadora Toinha Pires, Matuzalen e o Presidente do Conselho de Saúde, Jairo.


TRIBUNA LIVRE:


O representante da APAE, Matuzalen, ocupou à Tribuna e saudou à todos. Inicia relatando sobre algumas fotos que surgiram nas redes sociais do mesmo com Sérgio Moro, quando visitou Brasília. Relatou também que hoje é o dia das pessoas com deficiência e dificuldades múltiplas, dia 28 de agosto. Finaliza agradecendo e convidando à todos para a Caminhada, que acontecerá amanhã, dia 29 de agosto, às 7h da manhã, a concentração será na Praça da Bomba. (Aparte dos vereadores Maria da Paz Patriota, Eliane Alves, José Carlos Parente, Ednaldo Barros, Antônio Pires, Bruno Marreca, Hercílio de Carvalho, Auremar Carvalho, Pedro Pereira, Augusto Matias, Erivaldo Pereira, Veronaldo Gonçalves, Flávio Barros).


A ex vereadora Toinha Pires, saudou a todos e iniciou relatando do belíssimo trabalho que faz na APAE e toda sua história, desde a criação, com a ajuda das melhores pessoas do mundo, consideradas por ela, anjos do céu. Relatou ainda sobre a rádio Asa Branca, amiga e companheira da APAE. Relatou ainda que no início houve muitas dificuldades, não havia prédio próprio, a alimentação era doada e hoje tudo está melhor, a APAE tem sua casa própria, onde se sustenta com a ajuda da comunidade, a sociedade abraçou todos os Apaeanos. Finaliza agradecendo à todos e clamando ajuda para não ver a APAE se acabar. (Aparte do vereador José Carlos Parente).


Tiago Lima, representante da Rádio Asa Branca, ocupou à Tribuna e saudou à todos. Iniciou relatando sobre uma data tão especial para a Rádio católica, que no dia 7 de setembro comemora 35 anos. Relatou ainda que terá uma programação especial para comemorar tal data, como a Ação Social Fazendo o Bem, que terá vários serviços, como assistência jurídica, serviços odontológicos, nutricionista, entre outros. Relatou ainda que na terça feira, dia 5 de setembro haverá uma adoração e na sexta, um tributo à Luiz Gonzaga, que esteve presente na inauguração da Rádio Asa Branca, e no dia 7 de setembro começará uma programação às 7h da manhã e as 10h uma santa missa e o corte do bolo. Finaliza agradecendo à todos, e demonstrando a felicidade de estar presente nesta Casa, ratificando o convite a toda comunidade para a comemoração dos 35 anos da Rádio. (Aparte dos vereadores Eliane Alves, Ednaldo Barros, Bruno Marreca, Flávio Barros, Hercílio de Carvalho, Auremar Carvalho, Augusto Matias, Pedro Pereira, Erivaldo Pereira, George Arraes, Antônio Pires, Veronaldo Gonçalves).


A vereadora Eliane Alves, ocupou à Tribuna, saudou a todos como de costume. Inicia relatando sobre o evento Mulheres de Expressão, que ocorrerá hoje às 19h no Hotel Plaza, e demonstra seu orgulho de fazer parte disso. Relatou ainda sobre o aniversário da vereadora Maria da Paz Patriota que é amanhã, saudando-a com grande alegria. Relatou ainda sobre a visita do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que fez visitas às estradas de Conceição das Crioulas, a inauguração da quadra de esportes Nabor e o Expresso Cidadão, de grande importância para o Município, oferecendo diversos serviços num lugar só à comunidade. E ainda, o governador Paulo Câmara trouxe o 13º do Bolsa Família ao Estado. Ainda faz menção a presença do ex prefeito de Salgueiro, Sr. Marcondes Sá, que foi ovacionado ao ser citado. Relatou ainda sobre um ato que o atual prefeito requereu para daqui a 6 meses obter resultado, mesmo não levando nenhuma reivindicação na representação do vice prefeito. Relatou também sobre o ato organizado pelo prefeito ofendendo o governo do estado e dois vereadores desta Casa, dos quais a mesma, Eliane Alves e o vereador Bruno Marreca, afirmando não sentir ofendida por isto pois seu comprometimento é com a população Salgueirense, com a verdade e trabalho honesta e que seu mandato tem seguido essa missão. E indaga, “A quem interessa que a gente se cale?”. Relatou ainda que após os vídeos divulgados com reivindicações, houve o início dos consertos dos buracos nas ruas da cidade e uma melhor na merenda das escolas municipais. Relatou ainda sobre uma situação ocorrida ainda este ano do Prefeito da cidade contra o vereador Ednaldo Barros, com demissões de pessoas próximas e familiares do vereador. Finaliza afirmando que não tem medo deste governo municipal atual, que continuará fazendo seu trabalho pela comunidade, e que se encontra feliz pelo reconhecimento do povo de Salgueiro, agradecendo à todos.


À Tribuna, o vereador Ednaldo Barros saudou a todos como de costume. Inicia apresentando alguns requerimentos apresentados pela população, como ampliação da lombada em frente à Igreja Presbiteriana, asfaltamento da Rua São Vicente, da Rua Presidente Washington Luís, o reparo da iluminação pública, calçamento da Rua 18, entre outros pedidos, solicitando tais serviços à Prefeitura. Relatou ainda sobre as palavras de apoio da vereadora Eliane Alves, com sentimento mais humano que político e agradece todo apoio à sua irmã, que trabalhou há 15 anos na Prefeitura, que vem recebido muito reconhecimento da população principalmente da Zona Rural e que infelizmente bons servidores são dispensados e só quem perde é a população. (Aparte dos vereadores George Arraes, Bruno Marreca, José Carlos Parente, Flávio Barros, Erivaldo Pereira, Hercílio de Carvalho, Maria da Paz Patriota, Veronaldo Gonçalves, Antônio Pires, Auremar Carvalho). Finaliza agradecendo à todos, deixando claro que não guarda rancor e que pede a Deus para abençoar o Prefeito e à todos.
À Tribuna, o Vereador Bruno Marreca, saudou a todos como de costume, em especial a vereadora Eliane Alves, João Luiz, Maria das Graças, Matuzalen, Erivaldo, Leda Alves. Inicia relatando sobre os ataques verbais sofridos por ele e pela vereadora Eliane, praticados por políticos ligados ao Prefeito e também ao próprio, que a melhor resposta pra isto é o silêncio, que a população, com isso, conseguirá enxergar os acontecimentos na cidade. Relatou ainda que foi triste a ausência do Prefeito na Cidade à visita do Governador de Pernambuco, para apresentar as necessidades do Município e participar de um ato tão importante com o povo. Relatou ainda sobre as demissões realizadas pelo Prefeito atual, de funcionários de grande competência da família do vereador Ednaldo Barros, e que esta perseguição política só prejudica a população da cidade. Relatou ainda sobre as 3 retroescavadeiras que chegaram na cidade com o apoio do deputado de oposição que beneficiará o distrito do Pau Ferro, de Conceição, entre outros, e ainda esclarece que não importa se é oposição ou não, a ajuda vai para a população e os políticos devem se unir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Relatou ainda sobre o evento Todos por Pernambuco, pelas grandes melhorias que o governador trouxe. (Aparte da vereadora Eliane Alves). Finaliza agradecendo à todos e ratificando que seu compromisso é com o povo.


À Tribuna, a vereadora Maria da Paz Patriota, saudou a todos como de costume, em especial Éricka Nascimento, Donival, Maurício, Tiago Lima. Relatou sobre o evento da APAE que ocorreu na última quarta-feira e na sexta-feira o evento com o Governador do Estado, dispondo das reinvindicações feitas por esta Casa. Relatou ainda sobre as indicações apresentadas, os calçamentos da Rua 23, da Rua 17, as vagas de estacionamento exclusivos para pessoas portadoras de deficiência e necessidades especiais e idosos, a limpeza e manutenção da escadaria da Serra do Cruzeiro, além da iluminação nas redondezas, a patrulha Maria da Penha, entre outros. Relatou ainda sobre seu aniversário de 48 anos amanhã, que é muito feliz pela mulher que se tornou, defendendo as causas femininas, os direitos e as causas das crianças e dos idosos e agradece todas as mensagens de aniversário que já vem recebendo e que o presente é dela de representar o povo de Salgueiro nesta Casa. Relatou sobre o evento que ocorre hoje, “Mulher de Expressão”, que acontecerá no Plaza, às 19h e demonstrou toda a satisfação de fazer parte deste momento. Relatou que não tem o título de cidadão salgueirense mas que se considera Salgueirense de coração. Finaliza agradecendo à todos. (Aparte dos vereadores Erivaldo Pereira, Eliane Alves, Bruno Marreca).


À Tribuna, o vereador Hercílio de Carvalho, saudou a todos como de costume. Inicia relatando sobre a mudança do comportamento desta Casa para melhor, sendo relatado pela população tal mudança. Relatou ainda sobre a resiliência, uma palavra e atitude que admira muito. Relatou sobre sua independência do Poder que elegeu, priorizando sempre a vontade do povo, mesmo indo de encontro com o seu pensamento, pois o povo é soberano e reconhece que esse governo está sendo perseguido pelo Poder Federal e que nesta briga de poderes pessoais quem perde é o povo. Relatou ainda sobre a polarização política. (Aparte do vereador José Carlos Parente). Finaliza agradecendo à todos.


À Tribuna, o vereador Antônio Pires, saudou a todos como de costume. Relatou sobre a demissão da irmã de Ednaldo Barros pelo Governo Municipal, e que antes de relatarem os fatos que investigassem para saber a verdade, onde houve um concurso público e a pessoa aprovada substitui funcionário não concursado. Relatou ainda que tem que ter apoio entre os aliados. (Aparte do vereador Auremar Carvalho). Relatou ainda sobre a falta de transporte estadual já há 15 dias. Relatou também sobre a seletiva que aconteceu na educação e ainda sobre a seletiva dos funcionários convocados no Expresso Cidadão e pede explicação de tal. Relatou ainda sobre uma pessoa que fez a seletiva e não foi convocada e que não concorda com o governo de Paulo Câmara. Finaliza agradecendo à todos.


À Tribuna, o vereador Augusto Matias, saudou a todos como de costume, em especial à Márcio Nemédio,a diretora da Escola Osmundo Bezerro e escola Maria Luísa. Inicia relatando sobre o evento do governador Paulo Câmara e sobre os empregos gerados no Expresso Cidadão para os seus familiares, que é um desrespeito à população de Salgueiro. Relatou ainda que é contra emenda complementar, contra concurso público nesta Casa. Relatou ainda sobre o trabalho do Prefeito atual do Município, sobre seu grande trabalho mesmo sem o apoio do governo do estado. Relatou também sobre o 13º do bolsa família que é federal. Finaliza agradecendo a todos e que está aqui para trabalhar pelo povo. (Aparte dos vereadores Auremar Carvalho, Antônio Pires, Bruno Marreca).


À Tribuna, o vereador George Arraes, saudou a todos como de costume. Inicia relatando sobre as festividades Umãs, com grande participação da sociedade e que irá iniciar a festa cultural no sábado e domingo. Relatou sobre os tratores licitados que estão para ser entregues ao nosso Município. (Aparte dos vereadores Auremar Carvalho, Bruno Marreca). Relatou ainda sobre o problema resolvido do roço nas estradas de Umãs. Fez requerimento a possibilidade de limpeza do barril no Curral Velho. Relatou ainda sobre o buraco que está sendo consertado em frente a Igreja de Umãs e ainda sobre os pontos de esgoto que corre em céu aberto a serem feitos. Finaliza agradecendo à todos.


À Tribuna, o vereador Erivaldo Pereira, saudou a todos como de costume, em especial às vereadoras Eliane Alves e Maria da Paz Patriota. Iniciou relatando sobre as chegadas de obras, emendas de diversos deputados estaduais e federais e que hoje se encontra em casos extremos, como a situação da irmã de Ednaldo Barros e os debates que não levam a nada. Relatou sobre o projeto Parceiro do Idoso, aprovado por esta Casa, e que as pessoas que trabalham voltados a esta causa, que apresentem projetos para esta que hoje é uma Lei. Relatou ainda sobre a emenda de Gonzaga Patriota no valor de 300 mil reais para ajudar as instituições do Município. E ratifica sua posição a favor do povo, que é do partido do lado do governo do estado mas que quando há o que reclamar, ele reclama. Relatou sobre o seminário Todos por Pernambuco, onde, os 12 vereadores presentes, foram bem recepcionados pela comitiva do governador e apresentaram as reivindicações e necessidades da nossa cidade. Finaliza agradecendo à todos.


À Tribuna, o vereador George Arraes, saudou à todos presentes, em especial o 1º secretário José Carlos e o 2º secretário Erivaldo Pereira, e a vereadora Maria da Paz Patriota que completa nova idade amanhã. Inicia relatando sobre evento que ocorrerá hoje, Mulher de Expressão, onde estarão presentes as duas vereadoras desta Casa. Relatou sobre uma reivindicação recebida por Márcio Nemédio para colocar cavaletes no acesso à pista de cooper, e apesar de proibido, muitas motos passam de forma irregular. Relatou também sobre o seminário Todos por Pernambuco, de grande importância para a cidade, onde todos os vereadores fizeram uma lista de reivindicações e entregaram em mãos a Paulo Câmara e agradece à Maria da Paz Patriota pela entrevista concedida junto com o governador pautando cada necessidade da nossa cidade, e que apesar de algumas pessoas não acharem correto entregar a lista de reivindicações a ele, este presidente não vê dessa forma e acha importante essa solicitação. Ainda relatou sobre as ações feitas e a serem realizadas por Paulo Câmara. Solicita ainda um carro com iluminação à Secretária Juliano Barros do governo municipal, a qual não foi atendida. Ainda convida a todos ao debate, solicitado pelos estudantes da Fachusc, na segunda feira. (Aparte do vereador Bruno Marreca). Finaliza agradecendo à todos e desejando uma boa tarde aos Salgueirenses.


À Tribuna, o vereador Flávio Barros, saudou a todos como de costume. Inicia convidando toda a comunidade a comparecer aos festejos de Umãs neste final de semana. Relatou ainda sobre a situação das pistas nas zonas rurais, onde houve uma paralização nas obras que haviam iniciado no evento que ocorreu. Relatou ainda sobre o seminário Todos por Pernambuco, parabenizando o vice prefeito Dr. Chico pela melhor fala que ali ocorreu, reivindicando pelo povo e ainda os representantes ouvidos da nossa cidade. Relatou também sobre o hospital regional em Serra Talhada e ninguém falou nada para discordar e requisitar este grande empreendimento para Salgueiro. Parabenizou ainda o responsável pelo nome da quadra inaugurada no evento pelo nome de Nabor em homenagem ao esportista. (Aparte dos vereadores Auremar Carvalho, George Arraes, Hercílio de Carvalho). Relatou também sobre a inauguração do Expresso Cidadão no Salghueiro Shopping e que ninguém falou dos benefícios só de como foram contratados os funcionários.


À Tribuna, o vereador Veronaldo Gonçalves, saudou à todos como de costume. Inicia apresentando seus requerimentos, como a iluminação pública nas zonas rurais, a falta de água. Relatou ainda sobre a presença do ilustríssimo governador, onde teve a capacidade de reivindicar e também parabenizou pelas obras que estão sendo feitas, como nas estradas das zonas rurais e o Expresso Cidadão. Agradeceu ao secretário de serviços públicos por atender aos seus requerimentos em Umãs e a secretária de recursos humanos. Parabenizou a bancada do povo por lutar pelos benefícios da população. (Aparte do vereador Bruno Marreca). Relatou ainda sobre os processos seletivos, que existe erro de todo lado e a população sabe a verdade. Finaliza agradecendo à todos.


À Tribuna, o vereador Auremar Carvalho, saudou a todos como de costume, em especial para a vereadora Paizinha que faz aniversário amanhã e a Sr Francisco que faz aniversário hoje. Iniciou agradecendo a todos os vereadores a no nome do Sr. José Juvenal, que estiveram presentes, de alguma forma, pelo apoio, emocionado, agradecendo de coração à todos. (Aparte dos vereadores Bruno Marreca, Veronaldo Gonçalves). Relatou ainda sobre a falta do IML na nossa cidade, as dificuldades que a população sofre com isso. (Aparte dos vereadores George Arraes, Pedro Pereira). Finaliza agradecendo à todos.


O vereador José Carlos Parente pede dispensa da Tribuna.

Assessoria de Comunicação