A Câmara Municipal de Salgueiro realizou em seu plenário nesta quarta-feira (21), mais uma sessão ordinária

por adm publicado 27/08/2019 10h00, última modificação 27/08/2019 10h00
Os parlamentares se reuniram a partir das 9h para as discussões dos temas que estavam na pauta. Acompanhe o resumo das falas dos vereadores.

TRIBUNA LIVRE:
O secretário de Serviços Público, Cléber Barros, ocupou à Tribuna e saudou a todos. Inicia relatando sobre o processo da Vila Malícia, sobre quem é o condutor do processo, que participou da reunião com os moradores, e a questão da água naquela localidade, que é dupla fronteira, parte de Pernambuco e parte do Ceará, é muito discutida devido a este quesito, e que terá que ser instaurada uma definição pelo MDR – Ministério de Desenvolvimento Regional. Relatou ainda sobre a questão da Água da Barragem Mangueira ao Riacho Salgueiro, que a liberação de água já começou, tendo sido interrompida anteriormente por problemas técnicos, e a solução para a falta d’água já está sendo solucionada e existe interesse público, há necessidade extrema de solução, não há responsabilidade ou culpa do governo do Município, é um processo longo de responsabilidade do MDR. Finaliza agradecendo à todos. (Aparte dos vereadores Antônio Pires, Pedro Pereira, José Carlos Parente, Bruno Marreca, Hercílio de Carvalho).


O vereador André Luiz Souza pede dispensa da Tribuna.


O vereador Bruno Marreca, ocupou à Tribuna, saudou a todos como de costume, em especial Cícera, ex presidente da Queimada Grande, Zequinho, Severino, toda a comunidade de Conceição e convida a todos, para dia 23, as 8h, para a oportunidade de falar pessoalmente com o governador Paulo Câmara sobre as dificuldades que a cidade de Salgueiro passa. Relatou sobre o reinicio da obra da PE460, parabenizando o governador do Estado. Relatou ainda sobre as cobranças que fará ao governador, entre eles os cursos importantes para o Município. Relatou também sobre o calçamento das ruas, em especial a Rua Luiz Soares de Lins, que não está concluído, se encontra pela metade. Relatou ainda sobre o requerimento dos projetos à Bruno Chulamba, Roberto Almeida, para que apresente o plano de desenvolvimento sustentável, juntamente com o governador Paulo Câmara. Relatou sobre a moção de aplausos ao empresário Eugênio Muniz, implementando o programa de Expresso Cidadão ao Munícipio, com o auxílio do deputado Gonzaga Patriota, e ex prefeitos Cleuza Pereira e Marcondes Sá. Relatou ainda sobre a moção de Aplausos à Tino da Compesa, pelos serviços feitos à sociedade. Requisita ainda uma audiência Público para debate sobre a transposição do Rio São Francisco, com a equipe do Ministério Regional, O Conselho de Desenvolvimento Rural. Relatou ainda sobre requerimento para as coletas dos lixos de Maniçoba e Queimada Grande. Relatou ainda sobre o requerimento feito para melhoria das estradas das zonas rurais do Município. Finaliza agradecendo a todos e convidando à Roda de Sanfonas que acontecerá dia 15 de setembro. 
À Tribuna, o vereador José Carlossaudou a todos como de costume, em especial Lidian e Cícera. Inicia relatando sobre a visita do governador à Salgueiro, e mostra a importância da presença da comunidade Salgueirense, para levar propostas e sugestões às problemáticas do Munícipio e zona rural. Relatou sobre a progressão na obra da estrada que liga Salgueiro à Conceição das Crioulas. Relatou ainda sobre os 8 poços perfurados na zona rural do Município e demonstra sua alegria a este feito. Relatou ainda sobre uma grande ação social, mutirão de saúde, na Vila Negreiros. Relatou também sobre a questão do médico no PSF, com o cadastramento da digital, aumentou ainda mais a falta de médicos, devido ao valor considerado baixo para os mesmos. Ainda, parabenizou o empresário Eugênio Muniz pela grande participação no desenvolvimento da cidade de Salgueiro. Finaliza agradecendo a todos. (Aparte dos vereadores George Arraes, Bruno Marreca).


À Tribuna, a Vereadora Maria da Paz Patriota, saudou a todos como de costume, em especial Maurício Videiro, Lidian, Vitel e Nana. Inicia relatando sobre a vinda do governador do Estado de Pernambuco à Salgueiro, requerendo a união de todos os 15 vereadores e toda a comunidade para realizar as cobranças para solucionar os problemas aqui existentes, entre eles, a instalação do IML, que causa tanto transtorno e tristeza para a cidade, relatando um incidente recene da morte do filho do Sr. Juvenal e Dona Nilda. Relatou ainda sobre a instalação da Delegacia da Mulher, como de essencial importância para todo o Sertão Central. Relatou também sobre o abastecimento de água da cidade, havendo bairros que ficam até 12 dias sem água, principalmente a área alta da nossa cidade e a nossa Zona Rural. Relatou ainda sobre a sobras das estradas de Conceição, Umãs e Pau Ferro. Relatou ainda sobre a necessidade da UTI Neonatal no Município, como um clamor da população, além da geração de emprego e renda. Finaliza agradecendo a todos e convidando à todos para está presente sexta feira para as reivindicações ao governador Paulo Câmara, juntamente com a mesma e todos os vereadores desta Casa. (Aparte dos vereadores José Carlos Parente, Bruno Marreca, Hercílio de Carvalho, Erivaldo Pereira).


À Tribuna, o vereador Hercílio de Carvalho, saudou a todos como de costume. Relatou sobre a CPI que ocorreu na última semana. Relatou ainda sobre as perdas de entes queridos, como Sr. Ocílio, Tia Calu e o filho do Sr. Juvenal. Relatou também sobre os momentos bons que ocorreram nesta semana, como os 58 anos de Sr. Garrincha e Dona Nonô. Ainda faz votos de aplausos à Marta Callou e ainda indica como o nome ao título de cidadã Salgueirense, personalidade que faz tanto para a cidade, especialmente a APAE. Relatou também sobre a vinda do curso de Medicina para Salgueiro, que atrai outras grandes ampliações para a cidade de Salgueiro. Ainda faz relato das obras da estrada do Pau Ferro, necessitando de melhorias com urgência e da iluminação dos campos das zonas rurais. Relata também sobre os valores a serem divididos para os professores, requerendo a liberação dos 40%. Finaliza convidando à toda comunidade e o Prefeito d Município a estarem presentes sexta feira, no evento do governador Paulo Câmara. 


À Tribuna, o vereador Pedro Pereira, saudou a todos como de costume. Inicia relatando sobre a PE 483, que liga Salgueiro à Umãs, entrando hoje com o requerimento para tais obras. Relatou ainda sobre a liberação da água do açude Algodões, que hoje uma equipe vinda da Paraíba, inicia o processo de desobstrução da barreira. Relatou também sobre a comunidade Malícia e sua dupla fronteira, dependendo do Ministério para romper esta barreira. Ainda relatou sobre o cadastramento das pessoas para o recebimento de água, como uma situação emergencial. Relatou ainda sobre os requerimentos e cobranças a serem feitos ao governador Paulo Câmara. Ainda fez menção aos óbitos ocorridos recentemente nas comunidades das zonas rurais, gerando uma grande baixa na população. Finaliza agradecendo à Deus e a todos e convidando à todos para comparecer às festividades culturais, que acontecerá dia 31 deste mês e dia 01 de setembro.


À Tribuna, o vereador Augusto Matias, saudou a todos como de costume, em especial a Joaquim. Inicia se solidarizando à família do Sr. Juvenal, pela perda do seu filho. Relatou ainda sobre o requerimento a ser feito para o IML aqui na cidade. Parabeniza Otávio Maia, o secretário Cléber e toda equipe da prefeitura, deixando a cidade bonita com as faixas de pedestres. Parabeniza ainda o Sr. Dogival Luiz pela sua campanha na ajuda aos hospitais do câncer. Requer a reforma da rodoviária que está em péssimas condições e ao calçamento da Rua Antônio Jesuíno Barbosa. Ainda relatou sobre os problemas encontrados na Vila Malícia, que necessitam ser resolvidos com urgência. Finaliza agradecendo a todos. (Aparte dos vereadores José Carlos Parentes, Antônio Pires).


À Tribuna, o vereador Erivaldo Pereira, saudou a todos como de costume. Inicia convidando toda a população de Salgueiro e região, para o seminário Todos por Pernambuco, ministrado pelo governador Paulo Câmara e todo seu secretariado, que ocorrerá nessa sexta feira, para fazer as reivindicações para gerar melhorias para a cidade de Salgueiro, como algumas que já estão em andamento, como as obras sendo feitas nas PEs que ligam a cidade às comunidades das zonas rurais e algumas que necessitam de urgência como IML em Salgueiro. Relatou sobre as visitas feitas nas zonas rurais, encontrando problemáticas mas também progresso. Parabeniza o amigo Nildo pela belíssima iniciativa nos trabalhos com os presidiários. Relatou ainda sobre a falta de água no município e zonas rurais de Salgueiro, como um dos grandes problemas que nos atinge, sendo um dos pontos a serem reivindicados ao governador. Parabeniza as duas vereadoras da Casa, Maria da Paz Patriota e Eliane Alves, pelas entrevistas dadas nos meios de comunicação, com seus anseios e objetivos políticos à população. Relatou ainda sobre a semana intensa de trabalho nessa Casa, muito proveitoso e que logo o resultado sairá, fazendo menção a falta de medicamento nos postos de saúde da cidade. Agradece a todos e convida para o comparecimento sexta feira para o seminário com o governador de Pernambuco. 


À Tribuna, o vereador George Arraes, saudou a todos como de costume, em especial Lidian, Cícero Matias e Joaquim. Relatou sobre sua presença nos Festejos de Nossa Senhora da Assunção, na comunidade de Conceição das Crioulas, analisando os problemas e requisitando soluções. Relatou também sobre a presença dos representantes do Ministério da Integração na última sessão, sobre a transposição do Rio São Francisco e consequentemente o abastecimento da água à população, principalmente da zona rural, para o desenvolvimento da agricultura, gerando um progresso econômico no Município. Relatou ainda sobre o seminário que acontecerá sexta feira, com o governador de Pernambuco, de grande importância para a nossa cidade, onde apresentará reivindicações para gerar grandes melhorias à Salgueiro, parabenizando-o inclusive pelo Expresso Cidadão, pelas obras na estrada de Conceição das Crioulas, esperando a conclusão da PE460 e requerendo as mesmas cobranças feitas em 2014, como a estrada do pau Ferro, a adutora de Conceição, a Fundação Altino Ventura, o IML, a ampliação do sistema adutor, entre tantas outras, fazendo menção a ciência do poder que o Estado tem, chegando a hora do governador olhar para Salgueiro como ela merece, e ainda, a importância da presença do Prefeito da cidade neste seminário, mesmo sendo de oposição, ainda demonstrando a importância da presença de todos os vereadores desta Casa e confirmando a sua presença neste evento. Relatou sobre o projeto de sua autoria, Adote um Ponto, de suma importância para a cidade, parabenizando a todos os envolvidos do governo Municipal. Finaliza agradecendo a todos. (Aparte do vereador Pedro Pereira).


À Tribuna, o vereador Flávio Barros, saudou a todos como de costume, em especial à família do Sr. Juvenal e Auremar Carvalho. Inicia relatando sobre a chegada do projeto da doação do terreno para a Casa do Sanfoneiro à votação, de suma importância para a cidade de Salgueiro. Relatou também nas dificuldades do primeiro emprego, do primeiro estágio, de ser aprendiz legal antes de sua formação, informando a juventude de Salgueiro que o CAA será instalado na nossa cidade, intermediando com as empresas privadas com programas de estágio e aprendizado para o mercado de trabalho. Parabeniza o Sr. Eugênio Muniz pelo grande trabalho feito pela nossa cidade, como o Salgueiro Shopping, que “abriu as portas” para o Expresso Cidadão. Relatou ainda sobre o seminário que o governador do estado, Paulo Câmara, que acontecerá nesta sexta feira, no Urbano Gomes, a partir das 8h, e mesmo sendo opositor, é favorável aos projetos e melhorias feitos por ele e estará presente, fazendo menção às reivindicações que irá levar para este debate, como Centro de Juventude, Cozinha Comunitária, a PE 483, Transporte Escolar do Estado, a Delegacia da Mulher, o IML, o Altino Ventura, entre outros, como a saída de Salgueiro dos Polos Culturais das festividades do Carnaval e São João. Ainda relatou sobre a falta de fitas de glicose para os diabéticos. Finaliza agradecendo a todos. 


À Tribuna, o vereador Veronaldo Gonçalves, saudou à todos presentes. Inicia parabenizando a toda área pastoral pelas festividades em Umãs, por sua garra e dedicação para que tudo pudesse acontecer com empenho e a força de todos, em especial ao padre Edvaldo. Relatou ainda sobre tanta perda ocorrida recentemente em toda a comunidade, se solidarizando com cada família. Relatou ainda sobre o seminário com o governador Paulo Câmara, o qual estará presente levando reivindicações para toda a zona rural do Município de Salgueiro. Finaliza agradecendo a todos. À Tribuna, o vereador Antônio Pires,saudou a todos como de costume. Inicia parabenizando a moção de pesar que o vereador Veronaldo instrui às famílias de Umãs. Relatou sobre o seminário com o governador Paulo Câmara, fazendo menção ao convite não realizado ao prefeito da cidade para está presente, segundo confirmação do próprio. Relatou ainda sobre o convite feito pela comunidade de Verdejante para se candidatar a Vice Prefeito do município. Relatou ainda sobre a polêmica dos pontos de moto taxi, que não geraram despesa para o Executivo, que os próprios empresários arcaram com as despesas de cada ponto. Finaliza agradecendo a todos. Relatou ainda sobre o Bairro Santa Margarida, que será asfaltado em breve, como também no Bairro do Divino. Finaliza agradecendo à todos. (Aparte dos vereadores Erivaldo Pereira, Bruno Marreca, José Carlos, Ednaldo Barros, André Luiz Souza, Pedro Pereira, George Arraes, Augusto Matias).


À Tribuna, o vereador Ednaldo Barros, saudou à todos como de costume. Inicia relatando sobre a visita do governador Paulo Câmara, acredita que todos os pedidos que serão feitos ele já tem conhecimento, mas que deverão ser reforçados, incluindo ainda, nestas cobranças, a UTI pediátrica, abrangendo mais crianças numa larga escala de idade. Relatou ainda sobre o requerimento de asfaltamento para a rua no Planalto que beneficia a população e o Hospital Regional. Relatou ainda sobre um mutirão feito pelos moradores do Divino para a limpeza e melhorias da pista de cooper. Ainda relatou sobre a solicitação do departamento de trânsito para colocar a fixa de pedestres em frente aos Correios, parabenizando o Sr. Tairone e ainda solicita o aumento do nível da lombada em frente Igreja Presbiteriana. Finaliza agradecendo ao vereador José Carlos, pela contribuição no evento da Igreja Presbiteriana em Salgueiro e agradece à todos, convidando-os ao comparecimento no evento com o governador do Estado, ainda parabenizando-o pelo Expresso Cidadão, de grande importância, que acontecerá a inauguração no Salgueiro Shopping, as 15h, na sexta feira. (Aparte do vereador José Carlos).


À Tribuna, a vereadora Eliane Alves, saudou a todos como de costume, em especial Dona Celina e toda comunidade do Pau Ferro. Inicia relatando sobre a visita ao Pau Ferro, de como se sentiu bem-estando alí. Relatou ainda sobre o requerimento da Creche da Cohabe e a interrupção da construção da mesma, fazendo menção ao não desenvolvimento pelo Governo Municipal, com a falta de comprometimento com a população Salgueirense. Relatou sobre a visita do governado Paulo Câmara a cidade, na sexta feira, no Urbano Gomes, a partir das 8h, convidando toda a comunidade para está presente e reivindicar, como pelo abastecimento de água na nossa cidade, pelas obras na PE do distrito Pau Ferro, e a PE 483-Nelson Gonçalves, pelo IML, entre outras reivindicações. Relatou que entrará com pedido de informação ao Governo Municipal, para saber quanto tem em conta no Instituto Municipal de Saúde para repassar aos professores de Salgueiro. Finaliza agradecendo à todos e deixando um abraço forte.

Assessoria de Comunicação