13ª sessão é realizada

por adm publicado 13/05/2019 09h02, última modificação 13/05/2019 09h02
Veja o que de principal aconteceu na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Salgueiro

Acompanhe o resumo do pronunciamento dos vereadores da 13ª Sessão Ordinária, realizada nesta sexta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Salgueiro.

A Vereadora Eliane Alves ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Homenageou e saudou todas as mães Salgueirenses. Relatou a importância do sentimento do amor de mãe. Relatou as mães que aqui estão e que já partiram desse plano. Leu uma homenagem as mães. Relatou que o Papa Francisco falou que não existe mãe solteira, porque mãe não é um estado civil. Relatou a força das mães que tiveram que criar seu filho sozinhas. Relatou a existência das mães avós. Saudou todas as mães, catequistas, costureiras e demais mães do nosso País. Relatou homenagem a Dona Maria dos Santos Ferreira Bezerra, Dona Losa, costureira, catequista, que completou recentemente 80 (oitenta) anos de idade. Relatou que a homenagem a Dona Losa representa homenagem a todas as mulheres guerreiras. Leu a biografia de Dona Losa. Relatou que Dona Losa foi professora, escriturária, datilógrafa, um exemplo de mãe e cidadã. Relatou que Dona Losa dedicou sua vida a educar e servir a comunidade como evangelizadora. Pediu para que o Presidente da Casa que faça a entrega de um buquê de rosas, em nome da Câmara de Vereadores, a Dona Rosa. Houve a entrega do buquê. Foi aberto o microfone a Dona Losa. Dona Losa relatou o orgulho e alegria pela homenagem recebida. Relatou seu orgulho em ter o trabalho de sua vida reconhecido pela Câmara de Vereadores. Relatou sua felicidade no reconhecimento do seu trabalho. Relatou que seus ex-alunos são seus filhos adotivos. Agradeceu a homenagem. Leu um trecho da música trem bala “(...)Sorria e abraça teus pais, enquanto eles estão aqui”. Abraçou e saudou todas as mães salgueirenses. Relatou a importância de se dizer eu te amo, para as mães nesse dia.

O Vereador José Carlos Parente ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou a importância das mães e do dia em homenagem a esse ser de amor. Leu um poema denominado “lágrimas de uma mãe”. Relatou a importância de se viver intensamente, de dizer quanto sua mãe é importante para você, e de não se deixar para amanhã. Relatou mães sem filhos, filhos sem mãe, onde esse momento é de lembrança e recordação. Relatou o exemplo do amor na terra que é o significado da mãe. Relatou estar numa agenda, levando uma corrente do bem. Relatou que estará em Campinhos, Conceição das Crioulas, Mulungu, deixando uma mensagem através de uma música, em vias de se valorizar as mães. Relatou que, os que não tiverem mãe, que abracem uma mãe que está próximo. Desejou a todas as mães, um feliz dia das mães.

O Vereador Ednaldo Barros ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Desejou palavras de ânimo e de estímulo, para que as mães continuem disseminando esse amor imensurável. Cumprimentou todas as mães em nome de sua mãe, sua esposa e sua filha. Saudou Dona Losa, pela homenagem recebida. Relatou a necessidade dos filhos sempre visitarem seus pais, não apenas em datas comemorativas. Abraçou as mães que têm uma grande missão, que são diabéticas e tem filhos diabéticos. Relatou a confirmação da audiência pública para tratar sobre a falta de medicamentos e insumos aos diabéticos no Município de Salgueiro, que ocorrerá dia 22 de maio, quarta-feira, às 9 h da manhã. Relatou a importância de se debater o tema em busca de uma solução para o caso. Relatou Requerimentos de sua autoria onde pede capinação do mato nas Ruas Áurea Sampaio Muniz e Francisco José Tabosa. Relatou a necessidade de reparos na Travessa João da Cruz Neves. Relatou solicitação de lombadas eletrônicas nas proximidades do IFPE e no Eremsal. Relatou Requerimento à Compesa para melhorias no fornecimento de água no bairro Brisa da Serra. Relatou Requerimento em que solicita implementação de faixa de pedestres próximo ao prédio dos correios. Relatou outros Requerimentos e Solicitações. Relatou que hoje apresenta Moção de Aplausos ao Salgueirense Wendel Giacomo, que bem representa o nosso Município no esporte MMA, onde vem conquistando várias vitórias.

O Vereador Olavo Bruno Filgueira ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Parabenizou sua mãe, sua esposa, irmãs e todas as mulheres, mães. Leu uma passagem Bíblica que descreve o amor de mãe para com seus filhos. Saudou Dona Losa. Relatou que mãe é sinônimo de amor. Desejou parabéns para seu primo Enésio que está completando aniversário hoje. Relatou um poço que foi perfurado e vai beneficiar toda a população do Poço da Pedra. Relatou que a Rua Maria América de Sá Sampaio, na Primavera, encontrasse deteriorada, onde existe um buraco que os carros estão caindo, de modo que pede reparos nas vias públicas do Município. Relatou a necessidade de reparo nas vias públicos. Relatou solicitar informações pelos constantes atrasos nos pagamentos das bolsas dos estagiários na Secretaria de Agricultura do Município. Relatou solicitar a Secretária Karla Barros o motivo desse atraso. Relatou solicitação de Audiência Pública, que deverá ser realizado no dia 30 de maio, para se debater a epidemia de dengue no Município, onde serão convidadas todas as autoridades pertinentes. Questionou porquê até agora o Município de Salgueiro não decretou estado de emergência com relação a questão de dengue. Pediu mais atenção a gestão Municipal para que os casos de dengue sejam minimizados. Relatou que a 7ª Geres determinou critérios para o Município que deveriam ser seguidos para minimizar o surto de dengue, onde o Município não “moveu uma palha” ainda. Relatou a importância de se trabalhar pelos munícipes. Relatou a responsabilidade da atenção básica do Município com relação ao tratamento do surto de dengue.

A Vereadora Maria da Paz Soares ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Desejou um abraço a Dona Losa, homenageada hoje na Casa. Relatou que esteve no Sítio Tamboril, no último domingo, junto com a Comunidade, onde abraçou vários membros do Sítio Tamboril. Relatou ter passado por várias residências no Sítio Tamboril, onde constatou que a estrada do Sítio Tamboril se encontra horrível. Relatou que os alunos estão andando vários quilômetros a pé, pela precariedade da estrada. Relatou que o Secretário garantiu a esta Vereadora que nos próximos 30 (trinta) dias a estrada estará pronta. Lamentou o falecimento de alguns munícipes. Convidou a todos, para amanhã, dia 11, às 10:00h, participarem da inauguração da Avenida Elisa Patriota. Relatou a importância dessa via para o trânsito municipal bem como para dar acesso a BR que corta o Município. Falou um pouco da vida de Dona Elisa Patriota. Relatou que Dona Elisa teve treze filhos, além de ter criado vários netos. Relatou que sua mãe teve vários filhos, onde sua avó a trouxe para Salgueiro para passar umas férias, e essa Vereadora aqui ficou. Relatou as virtudes de sua avó. Relatou que na sua casa tinha telefone, onde seu pai ligou para sua avó e brincou com ela. Relatou que seu pai era brincalhão. Relatou várias brincadeiras que seu pai fazia. Relatou a importância de todas as mães, onde entende que uma mãe é para cem filhos, mais cem filhos não é para uma mãe. Relatou a importância das mães para todos.


O Vereador Hercílio de Alencar ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou sua avó, mãe Cila, que acreditava que seus filhos e netos serão homens e mulheres de bem, formados. Relatou que alguns não acreditavam nisso. Relatou que sua mãe lutou, e todos os 08 (oito) filhos se formaram em curso superior na Capital. Relatou que antigamente, os pais tinham que escolher qual filho dar educação, onde sua mãe escolheu a todos. Relatou a luta e bravura de sua mãe. Relatou que sua mãe hoje é sua companheira, mãe de seus filhos. Relatou a importância dos pais serem bons entre si, para que seus filhos tenham orgulho desses. Relatou a importância de cumprir as promessas do casamento, de ser fiel e cuidadoso. Relatou não ter presente melhor para um pai do que tratarem bem seus filhos. Agradeceu a esposa Sinara por ter adotado este Vereador como filho, e tratar tão bem a todos. Relatou que o maior presente as mães é escola boa para seus filhos, saúde e ações positivas que beneficiem a vida da população, que beneficiará também seus filhos. Relatou a importância de se fazer com que as mães e filhos tenham orgulho dos políticos. Relatou ter um filho hoje completando aniversário, onde amanhã seu filho irá casar. Relatou a necessidade de fisioterapeutas na rede pública de saúde do Município. Relatou solicitação de recuperação da estrada de acesso e do próprio cemitério do Pau Ferro.

O Vereador Pedro Pereira ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Parabenizou todas as mães por seu dia. Relatou a importância das mães para as famílias e para a própria vida. Relatou os Requerimentos de sua autoria. Relatou Requerimento que fez ao Prefeito para encaminhar a quem de direito a implementação de uma rede de telefonia móvel no Distrito do Pau Ferro, que é o único Distrito sem rede móvel de comunicação. Relatou ser uma região grande que será beneficiada com a implementação da rede de telefonia móvel. Relatou Requerimento feito nesta Casa que foi enviado ao Estado, onde o Estado respondeu ao Requerimento que versa sobre a pista de Umãs, onde o Estado respondeu dizendo que a reforma da pista está em licitação. Anunciou mais uma ação do Vereador Pedro de Cumpadre junto com o Deputado Gonzaga Patriota onde será destinado mais um trator agrícola para a zona rural do nosso Município.

O Vereador Augusto Matias ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Parabenizou todas as mães pelo dia que se aproxima, na pessoa de Dona Losa. Desejou abraço para Ulysses Magalhães e outras pessoas. Relatou a força da sabedoria ser mãe. Relatou a importância das mães, do ato de amor que é ser mãe. Leu uma homenagem ao dia das mães. Ressaltou o amor incondicional das mães pelos filhos. Relatou não ter mais mãe e pai, mais que sente sua companhia sempre ao seu lado. Relatou Requerimento para a conclusão da quadra do Feijão. Relatou outros Requerimentos de sua autoria. Convidou a todos para participarem do evento de inauguração da Rua Elisa Patriota, que ocorrerá amanhã. Lembrou ao Vereador Pedro de Cumpadre o seu trabalho e atuação, onde espera que chegue os benefícios pedidos. Relatou que após o atendimento das solicitações, aparecem muitas pessoas se apresentando como quem conseguiu a benfeitoria. Relatou vários obras do Estado que se encontram paradas. Relatou a ida do Prefeito a Brasília em busca de benefícios e emprego.

O Vereador Erivaldo Pereira ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Desejou um abraço a todas as mães, por seu dia que se aproxima. Relatou o grande foco de casos de dengue em Salgueiro, onde medidas devem ser tomadas. Relatou não ter visto efetividade do Estado ou do Município em busca de solucionar a questão. Solicitou a Secretária Adja Barros uma ação efetiva de combate a dengue no Município, onde pede ao Estado o suporte devido. Relatou a necessidade de uma força tarefa em busca de diminuir os casos de dengue em Salgueiro, que se encontra em níveis alarmantes. Relatou que em todos os bairros de Salgueiro existem matagais e áreas propícias a proliferação do mosquito da dengue. Relatou cidadão que ligou para este Vereador informando que o mato se encontra muito alto na Rua João Paes, de modo que pede providências. Relatou que no próximo dia 15 de maio haverá paralisação do IFPE Campus Salgueiro, pelos altos cortes no IFPE, de modo que vai ser muito difícil manter os trabalhos do instituto com os cortes realizados. Convidou a todos para participarem da paralisação e da caminhada em prol do IFPE Campus Salgueiro. Relatou, em nome de sua mãe e de sua sogra, a importância da mãe. Um nome forte numa palavra de três letras. Relatou que mãe é carinho, amor sem limites, fortaleza, é tudo de bom. Relatou que o dia da mãe não é só o dia previsto no calendário, mais todos os dias, pelo respeito, dignidade, oferecer a seus filhos o que pode dar de melhor. Relatou a alegria por sua mãe estar próxima de completar 90 (noventa) anos. Relatou ter participado da 2ª Conferência da Pessoa Idosa, com vários representantes de várias áreas, onde foi proferida uma palestra muita boa relatando a necessidade de se respeitar o idoso em todos os momentos de sua vida, pela história e representatividade. Relatou a importância da família, e do respeito dos filhos aos pais e irmãos. Relatou a importância de políticas públicas em prol dos idosos. Criticou o Governo Federal que acabou com várias políticas públicas sérias. Relatou que no dia 18 de maio, haverá em Salgueiro um grande baile no clube das Acácias com todos os lucros voltados ao lar São Vicente. Relatou Moção de Aplausos apresentada.

O Vereador George Arraes Sampaio ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Agradeceu a sua mãe por todo amor e dedicação e a sua esposa pela criação, amor e respeito para com seus filhos. Agradeceu a Vereadora Eliane pela honra em entregar o buquê a Dona Losa. Relatou que amanhã haverá a inauguração da Avenida Elisa Patriota, um acesso importantíssimo ao trânsito do Município. Relatou a importância da luta dos Vereadores para se trazer melhorias, obras e serviços para o Município. Relatou a importância de se fazer também a praça próxima a Avenida Elisa Patriota, onde os Vereadores devem lutar junto a seus Deputados em busca de mais recursos para o Município. Relatou seu posicionamento junto as esferas Municipal, Estadual e Federal. Relatou a importância de se ajudar a captar recursos para o Município. Relatou ter participado da aula inaugural do curso de engenharia de produção da Univasf em Salgueiro. Relatou ter ficado triste em ver o Governo Federal cortar verbas destinadas a educação. Parabenizou o Deputado Daniel Coelho por sua atuação independente, não em prol de partido ou grupo. Relatou resposta do Ofício dada pelo Estado fruto do Requerimento de Autoria do Vereador Pedro de Cumpadre com relação a estrada de Umãs. Relatou que o mais importante é fazer com que as obras realmente aconteçam. Relatou a importância das coisas acontecerem em Salgueiro. Relatou Moção Honrosa de Reconhecimento em homenagem ao centenário de nascimento ao Sr. Edson Pereira.

O Vereador Antônio Pires ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou a importância do dia das mães, que ora se aproxima. Leu uma mensagem em homenagem as suas mães, na pessoa de sua mãe, Sra. Luzia Pires de Sá, filha de Mafalda Araquan, nascida em Belém do São Francisco. Relatou que existem em torno de 180 estagiários no Município, onde próximo de 40 estagiários tiveram seu pagamento atrasado por problemas burocráticos, não por falta de pagamento do Município, onde já foi resolvido o problema. Relatou a ida do Prefeito a Salgueiro em busca de mais investimentos e verbas para Salgueiro. Relatou que foi feito o pedido para terminar as creches, ser feito pontes, iluminação das BR’s, passarelas nas BR’s, verba para aquisição de insulina, verba para o término da quadra do Feijão, tudo apresentado aos Deputados, Senadores e ao Governo Federal em busca de resolver essas necessidades. Relatou pedidos que foram feitos ao Governo Estadual que nunca foram atendidos. Relatou que a Rua Elisa Patriota junto com a Rua Espanha foram frutos de Emendas dos Deputados Gonzaga Patriota, Pastor Eurico e verba do Município de Salgueiro. Relatou estar entrando com várias Emendas e Projetos de Lei, onde pede desmatamento e tapa buracos em vias do Município, principalmente em vias que nunca foram calçadas. Relatou ter ido em vários bairros, onde o Divino e Mandacaru praticamente foram limpos pela empresa de limpeza urbana. Relatou que a limpax está fazendo um bom trabalho no Município. Relatou que o Prefeito Clebel esteve com o Senador Tarso Jereissate, tentando viabilizar verba federal para melhorias no fornecimento e abastecimento de água de Salgueiro e dos Distritos. Relatou ser contra cortes nas verbas das Universidades Federais, ao passo em que também é contra utilizar as universidades para ações que não condizem com o ambiente e com os fins da instituição. Criticou que o dinheiro dos impostos pagos pelos brasileiros vá para questões impróprias.

O Vereador Veronaldo Gonçalves ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou Projeto de Decreto Legislativo que concede Título de Cidadão Salgueirense ao Padre Edilson. Leu a biografia do Padre Edilson. Relatou a falta de medicamentos nos postinhos do Município. Relatou que o postinho de Umãs fecha mais cedo que os postinhos da zona urbana, o que não pode ocorrer. Desejou um abraço para a comunidade do Mulungu e dos Sítios Novos, onde pede melhorias para as duas comunidades. Relatou que, em relação ao que foi dito por um Vereador, este Vereador aqui recebeu um documento em abril enviado por sua Deputada falando sobre a pista de Umãs. Relatou que dia 28 haverá uma reunião em Recife para debater sobre as pistas que serão reformadas ou realizadas pelo Estado. Parabenizou as mães pelo dia das mães, desejou um abraço especial a sua mãe. Relatou que hoje é pai e mãe. Leu uma mensagem em homenagem ao dia das mães. Relatou sua luta em prol da comunidade de Umãs.

O Vereador Flávio Barros ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Saudou todos os garis, que vêm diuturnamente mantendo a Cidade limpa. Relatou Requerimento para que as pessoas de grupos de riscos possam ter prioridade na vacinação da vacina da gripe H1N1. Relatou seu trabalho, onde hoje esteve em reunião com o representante do Procon, Dr. Júlio César, e representantes do comércio local. Relatou que está se iniciando o novenário do Divino Espírito Santo, onde convida a todos para o evento. Relatou ter participado de reunião na sede da 4ª Região da Receita Federal em Recife, onde está atuando em busca da manutenção da sede da Receita Federal em Salgueiro. Relatou que mudanças estão ocorrendo na estrutura da Receita Federal, ao passo em que está engajado na luta pela manutenção da sede em Salgueiro. Relatou a necessidade de se debater esse novo modelo implantado na Receita Federal, de modo que todos os setores envolvidos devem debater o tema. Relatou a importância de se discutir as necessidades da população. Relatou não querer entrar em discussão com relação a quem solicitou primeiro melhorias na pista de Umãs, onde se irmana a todos para que a obra possa ser realizada. Relatou a importância de se fazer um grande mutirão de combate à dengue, onde apresente Requerimento nesse sentido. Relatou a necessidade de todos estarem imbuídos em busca de reduzir os casos de dengue no Município. Desejou um feliz dia das mães a todas as mães de Salgueiro, em especial a sua mãe.

O Vereador Auremar Carvalho ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Parabenizou as mães, pelo dia das mães, na pessoa das Vereadoras da Casa. Desejou sentimentos à família de Seu Naldo machante e de Marcelino, pelo falecimento destes nos últimos dias. Desejou um feliz dia das mães a todas as mães, na pessoa de sua esposa Josileide, sua filha Natália, suas irmãs e Vereadoras da Casa. Parabenizou Dona Losa pelo aniversário e pelo dia das mães. Relatou que Dona Losa foi catequista de sua filha mais velha, onde a parabeniza por uma vida de mãe, professora, catequista e costureira dedicada. Relatou a alegria daqueles que podem desfrutar da sua mãe nos dias de hoje. Relatou que sua mãe faleceu a muitos anos. Relatou que mãe é única, onde aqueles que tiverem mãe viva aproveitem sua mãe. Relatou que sua mãe deixou 06 (seis) filhos bem criados, onde faleceu ainda muito nova. Relatou a dinâmica do funcionamento das farmácias populares, onde até pouco tempo este Vereador não sabia como funcionava. 

O Senhor Vital Sá pediu o uso da Tribuna para fazer explanações sobre a divisa entre Terra Nova e Salgueiro. Aprovado por Unanimidade. O Senhor Vital Sá ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou que o IBGE não tem autonomia de mexer em marcos divisórios, onde os mapas vem feitos pela CONDEPE/FIDEM. Relatou vir demonstrar como o IBGE trabalha. Apresentou um mapa. Fez considerações sobre o mapa dos limites, analisando o sangramento da lagoa que fica na linha divisória entre os Municípios. Questionou como a lagoa pode jogar água para terras mais altas. Houve apartes. A Vereadora Eliane Alves pediu para constar em ata que a “Bancada do Povo” enviou um Ofício para Fidem onde espera resposta para se saber qual a posição oficial da Fidem, para que as medidas devidas possam ser tomadas. Relatou que em 2017, quando ocorreu esse fato, foi enviado Ofício realizando indagações a Fidem que não foram respondidas. O Sr. Vital Sá fez uma explanação onde relatou que os Municípios recebem suas verbas tendo como referência a quantidade de habitantes.