12ª sessão ordinária é realizada na Câmara de Salgueiro

por adm publicado 07/05/2019 13h03, última modificação 07/05/2019 13h03
Foram debatidos Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos foram debatidos e deliberados. Outros temas de relevância para o município também foram abordados, como a questão da possível doação de território salgueirense para o município de Terra Nova

O Vereador Augusto Matias ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Desejou os sentimentos a todos os familiares de Dr. Marcondes pelo falecimento de sua genitora. Relatou que domingo esteve nas festividades do Uri, onde parabenizou todos os envolvidos pelo evento. Parabenizou seu Pedro Targino pelo aniversário de 82 anos. Parabenizou Dorgival Luiz pelo seu trabalho em várias festividades e na festividade do Uri. Relatou estar entrando com um Requerimento pedindo a reforma da praça em frente a Prefeitura. Desejou um abraço ao amigo Maurício Ribeiro pelo seu trabalho. Lamentou o falecimento de um rapaz que faleceu vítima de acidente de moto, onde reitera a necessidade de uma unidade do IML no Município de Salgueiro. Relatou ter visto comentários nas redes sociais sobre um terreno que teria sido doado a Terra Nova pelo Município de Salgueiro, onde entende que existem as Leis, onde entende também que as Leis devem passar pelo Legislativo. Relatou que o Prefeito Clebel trabalha pela população. Relatou a Emenda de Gonzaga Patriota que beneficiou a população da Santana com a instalação de banheiros na zona rural.

O Vereador Olavo Bruno Filgueira ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Parabenizou os aniversariantes. Deu seus mais sinceros sentimentos pelo falecimento de Dona Guiomar, mãe de Dr. Marcondes. Relatou a importância de se atentar quanto a epidemia de dengue que está assolando nosso País. Relatou que mais de 1.000 cidades decretaram estado de calamidade com relação a epidemia de dengue. Relatou Requerimento em que pede audiência pública junto as autoridades constituídas para tratar da epidemia de dengue em nosso Município. Relatou 1.467 casos de dengue registrados no Município, o que demonstra a urgência para se tratar do tema. Relatou a importância de se debater o combate ao aedes aegyptis nesta Casa. Relatou Requerimento em que pede manutenção e roço na estrada que dá acesso a alguns sítios no Município. Relatou poços artesianos que serão implementados em regiões rurais do Município, que serão equipados, tudo pela Codevasf, através do trabalho do Sr. Arivalter em nossa região, a pedido deste Vereador. Relatou várias ações do Vereador Bruno Marreca, como a barragem no Sítio Volta, barragem com mais de 1 km de extensão. Relatou a importância dessas ações. Relatou um poço artesiano que foi implementado no Sítio Caeira. Relatou várias obras necessárias que devem ser implementadas no Município. Pediu atenção especial ao Divino a Cohab e outros bairros com relação a prevenção e repressão a dengue. Relatou a importância da população também participar na prevenção da dengue. Com relação a questão da doação do terreno de Salgueiro para Terra Nova, relatou que irá ser convocado o funcionário do Fidem para tratar sobre o tema.

A Vereadora Maria da Paz Soares ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou a luta da mãe de Daniel em prol de educar seu filho. Relatou que Daniel não escreve, mais através do olhar, um programa de computador escreve o que Daniel pensa. Relatou que Daniel está para concluir seu curso no IFPE Salgueiro. Relatou que domingo irá com Tarcísio comer galinha de capoeira na galega. Parabenizou Gonzaga pelo seu trabalho, onde salgueirenses ontem se reuniram para receber esse Deputado que trabalha por esse povo. Relatou a surpresa e bela homenagem prestada ao Deputado Gonzaga.

O Vereador Hercílio de Alencar ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Mandou um bom dia a todo o pessoal do Quinto Distrito. Mandou um abraço ao pessoal do Sítio Sabino. Relatou a grande produção de maracujá que está acontecendo no Quinto Distrito. Parabenizou a Comunidade do Uri pelo belo festejo. Parabenizou todos os envolvidos pelos festejos do Uri. Relatou a importância da homilia feita a São José Operário. Relatou que o Pau Ferro está crescendo, onde pede ao Prefeito ampliação no quadro da saúde e da limpeza no postinho do Pau Ferro. Relatou a importância de se investir nas comunidades rurais. Relatou a importância do Pau Ferro para o Município de Salgueiro. Relatou a força e legado deixado por Dona Guiomar no Município de Salgueiro, família de homens de bem, que ensinam, medicam e educam. Relatou as qualidades dos filhos de Dona Guiomar. Relatou que essa questão do terreno entre Terra Nova e Salgueiro é muito mais sério do que o que se pensa. Relatou saber que está sendo feito muitos levantamentos com relação a usina solar, onde questiona os marcos do Município. Relatou que a sociedade não pode perder renda. Relatou que se houver uma usina ou minério, quanto pode ser gerado. Relatou que, com relação a Univasf, deseja que venham mais e mais cursos para Salgueiro e região. Relatou a importância da Univasf em Salgueiro, e na disseminação de mais serviços para Salgueiro.

O Vereador Pedro Pereira ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Agradeceu as chuvas que beneficiam a região. Relatou Requerimento que fez para ampliar a pista de acesso a Umãs. Relatou que o mato está tomando de conta da pista, bem como os buracos estão aumentando, de modo que medidas devem ser tomadas urgentes. Relatou que, pela primeira vez recebeu uma resposta do Estado ao seu Requerimento, onde o Secretário da pasta informou que já foi enviado para a licitação a obra de reparo. Relatou os trabalhos em prol de Salgueiro realizados pelo Deputado Gonzaga Patriota. Relatou que já se encontra na conta recursos de Emendas do Deputado Gonzaga para aquisição de dois tratores em Salgueiro. Relatou Requerimento que fez semana passada em prol da manutenção da sede da Receita Federal em Salgueiro. Relatou que, com relação a produção de maracujá, saíram 08 (oito) caminhões truck semana passada da zona rural de Salgueiro, o que demonstra a importância das chuvas para nossa região. Relatou que a população rural está pensando em diversificar a produção.

O Vereador Erivaldo Pereira ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Lamentou o falecimento do amigo José Eudes, bem como mandou um abraço e pediu que Deus fortaleça os corações dos familiares de Dona Guiomar. Relatou o encerramento dos festejos de São Jorge, no Sítio Ponteiras, e de São José Operário, no Uri, no último domingo. Relatou Requerimento em que solicita ao Município instalação de luminárias na entrada do Uri. Relatou Requerimento em que solicita ao Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado, o fornecimento de duas ambulâncias para atender as demandas do Hospital Inácio de Sá. Relatou a importância de mais duas ambulâncias para atender a alta demanda do hospital regional. Relatou a recepção merecida que foi feita ao Deputado Gonzaga Patriota no dia de ontem, em agradecimento pela melhora de sua saúde. Relatou que acredita que o Deputado ficou feliz em ver muitas pessoas queridas presentes na recepção. Relatou as dificuldades que as Universidades Públicas irão enfrentar, com a redução de 30% (trinta por cento) nos repasses da União às Universidades Federais. Relatou lamentar ver que os universitários serão afetados com a redução prometida pelo Governo. Relatou esperar que as Emendas para a construção da sede da UNIVASF em Salgueiro já estejam alocadas, sob pena da possível não realização da obra.

O Vereador José Carlos Parente ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou os benefícios advindos para a população com a chegada das chuvas em nossa região. Relatou o amadurecimento ocorrido no decorrer do seu primeiro mandato e no início do segundo mandato. Lamentou o falecimento de Dona Guiomar. Relatou poços que foram perfurados a pedidos deste Vereador, no Garrote Morto, Mulungu e Conceição das Crioulas, e a importância de ações deste tipo. Foi reproduzido um vídeo. Relatou que muita gente que vive no Sítio Contendas hoje faz parte de Terra Nova. Relatou a importância do poço perfurado no Sítio Contendas, onde a maioria dos moradores fazem parte da família do patriarca Seu Domingos. Relatou cobranças feitas por este Vereador para implementação de mais poços na zona rural do Município. Falou das necessidades da população de Conceição das Crioulas, onde irá lutar por melhorias também para aquela localidade. Relatou sua preocupação com a falta de empregos na região.

O Vereador Ednaldo Barros ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Cumprimentou a amiga Carminha, da 7ª GERES, que esteve aniversariando nos últimos dias. Abraçou o amigo Francílio que se encontra com dengue. Agradeceu a Secretaria de Serviços Públicos, pois foi apesentado Requerimento para a retirada de entulhos na Rua Sebastião Ferreira dos Santos, onde o Requerimento foi atendido. Relatou requerer a Secretaria de Serviços Públicos ação na travessa 13 de maio, que precisa de melhorias quanto ao esgoto e limpeza urbana. Relatou ter participado ontem do evento que recepcionou o Deputado Gonzaga, ato em solidariedade aos problemas de saúde que ele passou. Relatou a idade e disposição do Deputado. Relatou que foi definida a data para a realização de audiência pública no dia 22 de maio, quarta-feira, para tratar da falta de insulina, medicamentos e insumos aos diabéticos no Município de Salgueiro. Convidou a todos os diabéticos e interessados para participarem da audiência pública. Relatou estar na fila, para quando surgir a próxima vaga, iniciar a realização de sessões de hemodiálise. Relatou que hoje existem 120 (cento e vinte) pacientes atendidos no IMIP Salgueiro. Relatou que acredita que o tratamento irá lhe trazer uma qualidade de vida maior. O Secretário de Obras de Terra Nova, Sr. Silvestre Araújo, foi convidado a compor a Mesa. Foi colocado em votação para que o Sr. Silvestre Araújo possa ocupar à Tribuna. Aprovado por Unanimidade dos presentes.

O Vereador George Arraes Sampaio ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou ter participado do 2º Encontro de Jovens Agricultores, em Conceição das Crioulas. Relatou a importância do evento para saber das necessidades e melhorias que estão ocorrendo na localidade. Relatou que as ações necessárias estão sendo encaminhadas às Secretarias competentes para melhorar a qualidade de vida do povo. Relatou que o prédio do PETI, onde se realiza os eventos da associação e do Município, está com danos estruturais, onde pede reparos estruturais necessários no prédio. Relatou a importância do incentivo a agricultura familiar, onde pede ao Secretário Juliano Barros mais ações e incentivos a agricultura familiar, para potencializar a agricultura local. Relatou o questionamento da obra da PE 460, que liga a BR a Conceição das Crioulas, onde a população clama por uma solução. Foi questionado pelos jovens de Conceição o retorno do programa jovem aprendiz, onde deve ser visto o retorno do programa. Relatou que foi questionado o transporte regular de Conceição para Salgueiro, onde se sugeriu inclusive uma casa de apoio para a população que vem da zona rural para o Município de Salgueiro. Relatou o questionamento que foi feito com relação a creche de Conceição das Crioulas, onde deve ser implementada. Relatou que irá ser realizada audiência pública para tratar da falta de medicamentos e profissionais na rede de saúde pública do Município de Salgueiro. Relatou que entrou em contato com a Coordenadora do Nasf e o Diretor da Policlínica para entender como andam os trabalhos desses programas. Relatou a necessidade de contratar terapeutas ocupacionais e outros profissionais para bem atender a população. Relatou ter recebido uma senhora com filho especial, onde recebe o aluguel especial, mais não tem condições de arcar com despesas básicas, como água, luz e outros insumos básicos. Relatou obras e investimentos que estão ocorrendo em Serra Talhada e São José do Belmonte, frutos do trabalho político.  O Sr. Silvestre Araújo, Secretário de Obras de Terra Nova, ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Apresentou o mapa do IBGE do Município de Terra Nova que valeu até o ano de 2010. Relatou que na lateral do mapa, a pista de Umãs estaria dentro de Terra Nova. Relatou que, a partir de um Projeto de Lei de 1963, Terra Nova estaria com marcos indevidos, como São Domingo pertencendo a Terra Nova, onde sempre pertenceu a Parnamirim. Relatou que foi a Assembleia Legislativa do Estado, onde o jurídico da Assembleia relatou que a Lei de 1963 nunca foi aprovada, de modo que a Lei válida é a Lei 3.340/58, que criou o Município de Terra Nova. Relatou que o Condepe/Fidem fez o mapa. Relatou que a linha de Terra Nova e Salgueiro não é o Tamboril, e sim o Gravatá. Relatou que a polêmica foi criado porquê o pessoal do IBGE não interpretou bem os marcos previstos na Lei de criação do Município de Terra Nova. Esclareceu os limites dos Municípios e esclareceu as divergências que surgiram. Houve apartes.

O Vereador Auremar Carvalho ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou que não veio a reunião passada, pois sua esposa estava doente. Relatou que não tem poder de doar terra a ninguém, quando Presidente da Casa, onde foi feito um “carnaval” com seu nome. Relatou que não recebeu nada, diferente do que Vereador falou. Pediu melhorias no microfone. Relatou que nunca doou terreno para Padre em Petrolina. Relatou refeitório do Estado que caiu recentemente. Relatou obras e serviços mal feitos pelo Estado de Pernambuco. Relatou que graças a Deus não caiu nada em cima das crianças. Relatou não ter costume de pegar nada de ninguém. Relatou que nasceu na roça e talvez não tenha saído ainda. Relatou não ter aprendido, como outros, a fazer coisas ilícitas. Pediu que um determinado blog prove que este Vereador tirou dinheiro desta Casa. Relatou que o que ocorreu foi uma interpretação equivocada do Tribunal de Contas quanto a um funcionário, onde provará a legalidade e regularidade do funcionário. Falou de sua honra e trabalho. Relatou Vereadores que falam na ausência do outro. Parabenizou Mendonça Filho e Clebel pela implementação da Univasf em Salgueiro. Parabenizou Mendonça Filho também pela conquista da UPE anos atrás. Relatou que o Vereador “não pode levar uma topada” que colocam nas redes sociais. Relatou que ninguém chega na cara desse Vereador para falar dele, pois não tem coragem para isso. Criticou o uso indevido das redes sociais que servem como meio de difamar as pessoas de bem. Criticou algumas pessoas que procuram denegrir a imagem dos bons políticos que existem na política.

O Vereador Veronaldo Gonçalves ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Falou dos Requerimentos de sua autoria pedindo o recolhimento de vários cachorros doentes que transitam pelas vias de Umãs e de Salgueiro. Agradeceu a Deus pelo dom da vida. Parabenizou o patriarca da família Sibião, que completa 94 anos, no Sítio Contendas. Parabenizou sua mãe por completar anos dia primeiro de maio. Desejou votos de pesar aos familiares de Dr. Marcondes pelo falecimento de sua mãe, Dona Guiomar. Relatou reunião que ocorreu na região das Contendas, onde este Vereador e o Vereador Livino participaram. Relatou que existem órgãos responsáveis, onde foi dito a comunidade que os órgãos competentes irão averiguar a que Município pertence aquela região, onde entende que a vontade da população local deve prevalecer, para que o impasse possa ser solucionado. Relatou que, em relação as assinaturas colhidas por Prefeitos e pelos Presidentes da Casa, foi dito na época que o documento não era nada demais, onde hoje vem a tona novamente a discussão, de modo que as autoridades competentes devem resolver a questão. Relatou o matagal que tomou de conta de Umãs, a necessidade de melhorias na UBS bem como a necessidade de reparos na pista do Distrito de Umãs, que se encontra esburacada. Questionou ao Secretário de Agricultura onde se encontram as máquinas para se fazer reparos nas estradas rurais. Relatou várias vias rurais intransitáveis.

O Vereador Antônio Pires ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Deu os pêsames a família de Dr. Marcondes pelo falecimento de sua genitora. Relatou que no hospital regional hoje pela manhã estava faltando pediatra. Relatou que a contingência de crianças afetadas com a dengue é muito grande no Município, onde pede mais pediatras para atender a população no Hospital Inácio de Sá. Questionou a atuação da polícia, onde pede mais efetivo para coibir os assaltos que estão ocorrendo na região, onde foi assassinado um cidadão de bem em Verdejante, onde cobra providências. Relatou a necessidade das autoridades solucionarem esse crime em Verdejante, onde pede ao Delegado Regional e local o esclarecimento quanto a autoria do homicídio. Relatou que o refeitório da Escola Carlos Pena caiu, onde passou por reformas recentemente e deve ser apurado a responsabilidade dos envolvidos. Relatou que, tanto o Prefeito como o Vereador Auremar, quando assinaram o documento com relação aos marcos entre os Municípios, tentaram solucionar a questão. Foi solicitado a leitura do art. 18,§4º, da CF/88. Relatou que a Lei é para todos, logo o documento assinado pelo Prefeito Clebel e pelo Vereador Auremar Carvalho não doou terra a qualquer Município que seja. Relatou que, quem tiver sua propriedade particular e quiser, pode doar, mais o público não. Relatou a necessidade de plebiscito na doação de terreno. Relatou que Prefeito e Vereador não tem autoridade para doar terreno do Município para quem quer que seja.

A Vereadora Eliane Alves ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Saudou seu Valdeto, de Umãs, que se encontra na Casa. Se solidarizou com a família de Dona Guiomar, pelo falecimento desta mulher aguerrida. Saudou a todos os familiares, em nome de Guiomar Neta, professora Maninha, saúda toda a família nesse momento de perda e de dor. Saudou todos os jovens de Conceição das Crioulas, pelo primeiro encontro de jovens agricultores de Conceição das Crioulas, onde não pode comparecer por problemas com sua genitora. Relatou que o debate nessa Casa que trouxe seu Silvestre aqui foi fomentada pela bancada do povo, onde trouxe a discussão nos marcos e do território de Salgueiro. Relatou que a atuação da bancada do povo faz com que as pessoas acomodadas que estão na gestão passem a trabalhar. Relatou que nas gestões de Dona Creuza e Dr. Marcondes tentaram fazer com que os gestores assinassem esse documento, onde na defesa dos interesses de Salgueiro, não assinaram. Relatou que o atual Gestor de Salgueiro e o Presidente da Casa na época assinaram um documento que foi recusado em outro momento. Relatou que a bancada do povo trabalha, analise e busca a solução legal para os problemas e necessidades do Município. Relatou que a bancada do povo não cria polêmica, picuinha ou carnaval, onde a bancada trabalha, enquanto uma gestão trabalha sem saber o que assinou. Relatou que, primeiro a bancada procura pessoas especializadas e com conhecimento na área para então debater os mais diversos temas. Relatou que quando outros não sabem o que dizer, esta bancada busca discutir os problemas apresentados. Relatou que amanhã fará 50 (cinquenta) anos de vida, onde agradece a sua mãe, seus irmãos, parentes e amigos, colegas de trabalho, a todos pela amizade, onde ama a todos. Relatou que o amor move está Vereadora em seu trabalho. Parafraseou Che Guevara. Relatou que ama a todos, mesmo com as divergências políticas.

Assessoria de Comunicação