1º Zé Carlos (Republicanos) iniciou a sessão destacando o quanto a Câmara estava bonita devido à presença da APAE e relembrou que, no mandato anterior, destinou uma emenda impositiva de R$ 180 mil para o espaço. Relatou o trabalho do Centro de Reabilitação, que vem acolhendo dependentes, e convidou a população para, no dia 7 de setembro, participar de um jogo beneficente promovido pelo projeto Ana&Maria, que destinará doações ao Centro. Destacou o início das limpezas nas praças de Salgueiro, mencionando que a Praça Dr. Assis já foi pintada e que a do Carlos Pena está praticamente concluída. Falou que foi realizado um mutirão de limpeza no Residencial Santo Antônio, em parceria com a população. Informou aos moradores da Quixaba II, Feijão, Queimada Grande e Contendas que a unidade móvel odontológica chegará em breve, e agradeceu a Fabinho pelo apoio ao projeto. Finalizou contando que vem custeando carros-pipa a pedido da população, que sofre com a falta de água, e solicitou à Secretária de Agricultura atenção especial a esses pedidos.
2º Mariano Barros (PSB) iniciou cumprimentando a equipe da APAE e os assistidos presentes na sessão. Enfatizou que todos da APAE podem contar com seu apoio, relembrando que, na legislatura passada, destinou emendas e assumiu o compromisso de apoio anual à instituição. Destacou a importância da bolsa universitária para os salgueirenses que estudam em outros municípios, projeto proposto na gestão de Dr. Marcones e aprovado pela Câmara. Comunicou que realizará uma reunião com a Secretaria de Educação para tratar da bolsa e que espera contar com o apoio dos colegas vereadores. Mencionou que, ainda durante a sessão, será discutida a LDO de 2026, destacando que o único ponto de discordância é a verba de suplementação de 40%, que concede ao prefeito autonomia para remanejar até 40% do orçamento. Relembrou que o antigo gestor dispunha de apenas 2% para suplementação, o que considerou positivo, pois aumentava o poder de fiscalização dos vereadores. Informou que apresentou uma emenda ao projeto, propondo reduzir o percentual de suplementação de 40% para 10%. Parabenizou a ex-secretária de Desenvolvimento Social, Juliana Lisboa, e toda a equipe da gestão passada por terem alcançado, nos últimos anos, a nota máxima no Índice de Desenvolvimento do CRAS e destacou também o recorde no índice de alfabetização. Finalizou pedindo que a prefeitura e as secretarias se dediquem para que Salgueiro continue em destaque.
3º Michell Vasconcelos (PSD) desejou a todos um bom dia. Relatou que, a pedido e com o apoio de Paizinha Patriota, elaborou um projeto que nomeia a cozinha comunitária do Castelinho como Maria Zenaide Gonçalves Patriota. Destacou que teve uma semana de muito trabalho, com serviços de limpeza e tapa-buracos. Solicitou a realização de tapa-buracos na Rua 20 e mencionou que ele mesmo executou o serviço em frente ao Alfa-X. Comentou que, durante os festejos de Conceição, percebeu um déficit na iluminação e que já solicitou a implantação de novos pontos de luz e placas informativas para melhorar a entrada do local. Relatou que as obras do Complexo de Polícia Científica estão a todo vapor e parabenizou a governadora pelo andamento dos trabalhos. Criticou as obras superfaturadas do PSB, afirmando que nunca foram concluídas, e, ao citar o prefeito João Campos, enfatizou que a população já não acredita mais. Ressaltou a fala de um vereador de Santa Catarina e respondeu que o Nordeste conta com os melhores profissionais, pedindo respeito à região e aos seus trabalhadores. Encerrou repudiando a fala e o convidando a vim para Salgueiro conhecer profissionais de qualidade.
4º Veronaldo Gonçalves (PSB) saudou a plateia e parabenizou a APAE pelo trabalho realizado. Felicitou sua cunhada Veronice, as sobrinhas Maria Eliza e Aurora, Guilherme e Maria Eurides pela passagem de ano. Elogiou os pais de Aurora e Guilherme pelos eventos em comemoração ao primeiro aniversário dos filhos. Parabenizou Dona Neuza pelos 83 anos e o amigo Preguinho pelos 65 anos. Manifestou solidariedade aos familiares de Sebastião Pedro pela perda. Relatou que a falta de água tem causado muitos transtornos e atribuiu a responsabilidade à má gestão do prefeito, da governadora e da Compesa. Solicitou um reparo emergencial para resolver a situação e contou que esteve na transposição, onde observou a falta de interesse por parte dos responsáveis. Explicou o que é necessário para levar a água da bacia até a adutora de Umãs e questionou o que está faltando para fazer isso. Criticou o prefeito, afirmando que ele está retribuindo os votos com maus-tratos à população, e chamou o diretor da Compesa de incompetente. Destacou que, caso o problema não seja resolvido, junto à sociedade civil buscará fechar o escritório da Compesa. Informou que a Secretária de Agricultura não tem condições de manter a comunidade abastecida apenas com carros-pipa. Finalizou enfatizando que há soluções possíveis e pediu a Mário Solano e aos demais governantes que busquem alternativas urgentes.
5º Cleber Freitas (PP) saudou os colegas e todos que fazem parte da APAE. Parabenizou os psicólogos pelo seu dia. Informou que apresentou o projeto de concessão do título de Cidadão Salgueirense ao Padre Izidorio Batista Alencar, bem como o de Moção Honrosa ao 2° Sargento da PM, Ronaldo Ferreira da Silva. Chamou a atenção do secretário de Serviços Públicos e da DTTRANS quanto à necessidade de organizar o trânsito de Salgueiro. Mencionou que os moradores do bairro Monte Alegre relataram que o serviço de tapa-buracos não está sendo concluído, e pediu que, ao iniciar os trabalhos em uma localidade, seja finalizado antes de seguir para outro bairro. Felicitou o vereador Veronaldo pela fala sobre a falta de água e explicou que a comunidade de Uri, localizada a menos de 1 km da transposição, também sofre com a escassez. Relatou que moradores do Caxite pediram envio de carro-pipa e agradeceu à Secretária de Agricultura por atender ao pedido. Solicitou ao governo do estado que dê atenção ao abastecimento de água na zona rural. Informou que a população tem denunciado a falta de medicamentos controlados e pediu agilidade na resolução do problema. Enviou um abraço à comunidade de Uri e aos integrantes da associação local, mencionando uma reunião realizada no último domingo. Relembrou que, em maio, indicou a criação de uma nova Casa do Sanfoneiro e reforçou esse pedido. Encerrou desejando um bom encerramento da reunião.
6º Auremar Carvalho (PRD) saudou todos os presentes, em especial a equipe da APAE. Sugeriu que sejam arrecadados objetos e animais para a realização de leilões em prol da instituição, citando como exemplo a iniciativa da APAE do município de Paraíso, no Tocantins, onde sua irmã atua como diretora. Manifestou sua tristeza diante da possibilidade de fechamento das APAEs pelo presidente da República, e afirmou que, em sua opinião, Lula não é digno de governar o país. Enfatizou que estará na luta para impedir que isso aconteça. Informou que, em breve, será recebida uma máquina para a realização de obras nas estradas do 2º distrito. Indicou horas-máquina para a comunidade de Jacinto, na Aldeia Mulungu, e solicitou a pavimentação da Rua Luís Soares Diniz. Parabenizou os parlamentares da oposição por aprovarem a criação de uma CPMI para investigar os desvios no INSS. Relembrou que houve grande corrupção nos governos anteriores de Lula e questionou por que não há investigações sobre o enriquecimento dos filhos do presidente. Finalizou agradecendo a Deus e desejando uma boa sessão a todos.
7º Augusto Matias (Republicanos) saudou todos os ouvintes. Relatou que estamos vivenciando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e que participou, na quinta-feira (21), da passeata da Bomba até a Praça da Matriz em apoio à causa. Informou que, durante a semana, não apresentou nenhum requerimento. Expressou sua tristeza ao ver o governo federal cogitar o fechamento das APAEs, destacando que apenas em Pernambuco existem 30 unidades. Comentou sobre a CPMI do INSS e questionou por que não há interesse em instaurá-la, já que se atribui a culpa ao governo anterior. Ressaltou que a Casa do Sanfoneiro movimenta a economia local e relembrou que, na gestão de Clebel, foi elaborado um projeto para doar o terreno ao lado do Postinho com o objetivo de construir a nova sede da Casa do Sanfoneiro, mas que, em quatro anos, a antiga gestão não concretizou a obra no novo espaço. Criticou o abandono da Univasf e do IML pelo governo anterior. Citou que a UPE, conquistada por Dr. Chico para Salgueiro, só permaneceu graças à doação de uma sala feita por Hercílio. Enfatizou que, com Fabinho e Emmanuel, o município tem potencial para avançar. Elogiou a iniciativa de nomear a cozinha comunitária como Zenaide Gonçalves. Afirmou estar ao lado de quem trabalha pelo povo e parabenizou a secretária de Agricultura, Roseli, pelo trabalho realizado com as máquinas no 2º distrito.
8º Pitel Filho (MDB) saudou os colegas vereadores e todos os presentes no plenário, em nome da APAE. Parabenizou os aniversariantes da semana: Silvilândio, Janaina, Janaira e Dr. Erick. Agradeceu ao secretário Thayrony pela troca de lâmpadas no 4º distrito e explicou à população que o serviço ainda está em andamento. Requereu moções honrosas para os policiais penais pelo trabalho de apreensão de drogas e celulares no presídio de Salgueiro, agradecendo o empenho desses profissionais. Indicou o pedido de moção para os três PRFs que realizaram a apreensão de um veículo roubado que vinha de Recife. Agradeceu à secretária Roseli pelo serviço realizado no 4º distrito e pediu paciência, informando que a máquina de patrolamento precisou passar por manutenção, mas retornará para concluir os trabalhos. Destacou que, devido à extensão do município, compreende a demora no atendimento de sua solicitação, e reforçou que é necessário que os vereadores façam cobranças com clareza. Afirmou acreditar que o próximo destino das máquinas será o 2º distrito e ressaltou a importância de manter uma comunicação constante com a secretária para acompanhar o andamento dos serviços. Finalizou parabenizando o Frigorífico Zomin, instalado no Loteamento Santo Antônio, e recomendou à população que conheça o empreendimento.
9º Mael do Divino (Republicanos) saudou todos os ouvintes e relatou a visita da deputada estadual Débora Almeida, que esteve na Aldeia Paula contribuindo com recipientes para extração de mel e ouvindo novas demandas da comunidade. Informou que a deputada também visitou o CDI e doou aparelhos de ar-condicionado para as salas de atendimento. Parabenizou Débora por acolher suas demandas em diversas áreas. Enfatizou que a obra do IML agora é uma realidade e afirmou que a gestão não deixará o povo sem a Casa do Sanfoneiro. Convidou a população para participar, no dia 7 de setembro, de um evento beneficente no Salgueirão com Ronaldo Angelim, evento esse promovido pelo amigo Dr Silvio Romero do Projeto Ana & Maria e o vereador Mael do Divino, cuja entrada será 1 quilo de alimento. Estendeu o convite para o Campeonato de Várzea, no Centro Social Urbano do Divino, que inicia neste Domingo e agradeceu a Thayrony e a todos que fazem parte da Limpax pela limpeza do espaço. Parabenizou os times que irão participar do campeonato e a creche Letícia Rosa pelo projeto “Cantos e Encantos do Folclore”. Felicitou também a ação social da Igreja Presbiteriana realizada na creche Letícia Rosa. Solicitou a instalação de uma lombada próxima à Praça dos Leões para evitar acidentes. Destacou que todos os vereadores foram eleitos para defender o povo, mas criticou alguns colegas que nunca estiveram nas ruas. Comunicou que o medicamento risperidona em líquido ainda não chegou ao município, por culpa da empresa fornecedora, mas o município já está tomando as medidas cabíveis e defendeu o projeto lei que propõe a regionalização de licitações. Finalizou destacando que, apesar da burocracia, o povo não pode ser penalizado por isso.
10º Baldin dos Anjos (PRD) iniciou desejando um bom dia a todos os ouvintes e aos funcionários da Casa Epitácio Alencar. Indicou à secretária de Obras, Vitória Miranda, a realização de tapa-buracos na Rua Odon Nunes de Carvalho, na Granja, e na Rua Desembargador João Paes, no bairro Santa Margarida. Solicitou à secretária de Agricultura, Roseli Regina, a perfuração de poços artesianos nas propriedades de João Bosco, no Sítio Cancela, e de Antônio Faustino, no Sítio Serrote da Guia. Pediu ao prefeito e à secretária de Agricultura que deem atenção especial à perfuração de poços, ressaltando que água é vida. Mencionou a visita da deputada estadual Débora Almeida ao CDI e a parabenizou pela entrega dos aparelhos de ar-condicionado, que contribuirão para reduzir as dificuldades enfrentadas pelas crianças atendidas. Apresentou seus pêsames à família Sata, em nome de Chico, Valdemar e Antônio Sata, pelo falecimento da irmã ocorrido neste final de semana. Prestou também condolências a Xicado, do Sítio Espinheiro, pela perda do neto, enfatizando que somente Deus é capaz de oferecer verdadeiro conforto. Mandou um abraço para os moradores da zona rural. Relatou que o problema da água continua grave e afirmou que não responsabiliza o prefeito e vereadores, mas destacou que é necessário encontrar uma solução urgente. Finalizou agradecendo e desejando a todos um bom final de semana.
11º Tiago Arraes (MDB) saudou todos os que fazem parte da APAE e os ouvintes. Destacou que visitou os bairros Castelinho, Caravan, Alto das Abelhas e Cohab, atendendo a pedidos da população para verificar a situação dessas localidades. Ressaltou que tem recebido diversas queixas sobre a falta de medicamentos e afirmou que agora estão inventando desculpas para não realizar essa entrega. Relatou que há meses falta risperidona nas farmácias, assim como material escolar e fardamento. Relembrou que a bancada do povo lutou pela adutora de Negreiros e enfatizou que o atual problema da falta de água continua sem solução. Mencionou ter recebido denúncias sobre lixo espalhado pelo bairro Novo Everest e solicitou à Secretaria de Serviços Públicos a elaboração de um cronograma de limpeza para os bairros. Informou que apresentou diversos requerimentos e indicações com o objetivo de melhorar a vida dos salgueirenses, mas que nada foi feito pela gestão municipal. Questionou o que mudou em Salgueiro nos últimos oito meses, citando o problema dos cachorros soltos que vêm atacando pessoas. Contou que observa algumas licitações sendo concluídas rapidamente, mas que, quando se trata de demandas do interesse da população, há demora. Reforçou a necessidade de pavimentação no bairro Monte Alegre e defendeu que as obras sejam realizadas ao longo dos quatro anos de mandato, e não apenas em período eleitoral. Relatou que foi feita a manutenção do Açude Velho, mas que o serviço foi abandonado, permitindo que o mato invadisse a área da água. Afirmou que, neste ano, não foram apresentadas novas realizações à população salgueirense. Encerrou questionando de quem é a responsabilidade pela falta de limpeza, medicamentos e material escolar, atribuindo à atual gestão a ausência de serviços básicos.
12º Prof. Agaeudes (Republicanos) cumprimentou todos os presentes na plenária, parabenizou o vereador Pitel pelo aniversário e os psicólogos pelo seu dia. Agradeceu à deputada Débora Almeida por atender às demandas de Salgueiro. Informou que nos dias 27 e 28 está acontecendo a primeira troca de livros na Biblioteca Augusto Guerra. Refletiu sobre um governo que foi inoperante por 16 anos, e questionou os que dizem ser fácil governar, perguntando por que não resolveram o problema da água quando foram secretários. Criticou o silêncio de alguns diante de situações como ovos estragados, fardamentos escondidos, frangos apreendidos pela PRF, ambulâncias retidas, medicamentos apreendidos e crianças sentadas no chão para se alimentar. Falou que viu apenas a defesa de um governo desastroso e que hoje se vive a consequência desse descaso. Comentou sobre discursos acirrados em defesa da mulher, mas criticou o ato de vaiar uma governadora que tem trabalhado. Enfatizou que relembra o passado para evitar erros no presente e no futuro. Mencionou o caso do vereador de Santa Catarina que fez falas preconceituosas e reforçou que os nordestinos são trabalhadores e ajudaram a construir aquele estado. Questionou se quem diz levantar bandeiras realmente faz, citando deputados na Alepe que mudam de partido e entram em CPIs para tentar manchar a imagem da governadora. Encerrou destacando que há deputados com coragem para enfrentar o sistema, como Débora Almeida e Joãozinho Tenório, e afirmou que o modo operante do PSB é silenciar e enganar.
13º Flavinho Barros (PSD) iniciou convidando a população para os festejos de Bom Jesus em Umãs, que acontecerão no sábado (30) e domingo (31), com apoio da Prefeitura de Salgueiro, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Cultura. Destacou que acredita que todas as reivindicações serão atendidas ainda este ano e mencionou a visita de Fabinho e lideranças à Compesa. Explicou que a governadora recebeu uma Compesa falida e que essa questão é prioridade em sua gestão. Informou que Raquel autorizou a licitação de uma obra de mais de R$ 7 milhões para sanar as dificuldades de abastecimento em Umãs e outras localidades. Ressaltou que aqueles que tiveram oportunidade de resolver esse problema em gestões anteriores não o fizeram e afirmou que vem buscando uma solução definitiva para a falta de água. Saudou todos os representantes da APAE presentes na sessão e relembrou que não se pode permitir que opressores, como o ex-prefeito, tentem reduzir a atuação da instituição e até mesmo impedir a chegada de emendas parlamentares. Enfatizou que chegou ao fim o tempo de levantar placas de obras sem execução e quererem tratorar universidade pública. Encerrou agradecendo à governadora pela presença da Carreta da Mulher em Salgueiro.
14º Eliane Alves (PSB) cumprimentou todos os presentes, solidarizou-se com a família de Sebastião Pedro pela perda e saudou todos os representantes da APAE. Retificou que o presidente Lula não pretende acabar com as APAEs e que o ex-prefeito Dr. Marcones também não tentou fechar a unidade de Salgueiro, explicando que as instituições estão sendo revisadas em função da Lei de Inclusão Plena. Informou que a empresa Quest divulgou uma pesquisa na sexta-feira, na qual João Campos aparece com 55% de intenção de votos. Relembrou que Eduardo Campos foi responsável por trazer o Corpo de Bombeiros, a UPAE e o IMIP de hemodiálise, e afirmou que o coração dos pernambucanos pede seu filho como governador. Denunciou que a Carreta da Mulher foi mais uma ação de marketing do que de atendimento, destacando que muitas mulheres não foram atendidas, mesmo após aguardarem desde a madrugada. Fez a leitura do desabafo de uma mãe atípica que cobrou a entrega de risperidona, e de outra que solicitou Ritalina. Completou com o relato de Alex, que afirmou sentir falta da gestão anterior, quando havia medicamentos em excesso que se vencia e fardamentos sobrando. Afirmou que nenhuma farda foi entregue até o momento e que a população sente falta das ambulâncias, mesmo as apreendidas, pois as verbas disponíveis cobriam apenas o combustível, sem pagamento do IPVA. Parabenizou a Prefeitura de Salgueiro de 2024 pelo trabalho qualificado com as famílias mais vulneráveis, reconhecido pelo Governo do Estado ao atingir a média máxima no IDCRAS. Felicitou a ex-secretária Juliana Barros e toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social da gestão anterior. Ressaltou que, atualmente, o povo é tratado com arrogância por quem está se beneficiando de uma licitação de R$ 1 milhão em veículos, que não atendem à população, mas sim a familiares e amigos da prefeitura. Finalizou afirmando que voltará na próxima semana e que não será calada.
15° Léo Parente (PRD) mandou um forte abraço a todos que acompanham a sessão e ressaltou a importância de realizar com urgência o serviço de patrolamento na estrada que leva ao assentamento Monte Alegre. Destacou a necessidade de instalar lombadas entre o girador do Prado e a Escola Carlos Pena, informando que já formalizou o pedido por meio de documento. Relatou que solicitou a realização de uma audiência pública sobre o Plano Diretor do município e contou que já esteve com os secretários Ednaldo e Vitória, além do prefeito Fabinho, para tratar da revisão desse plano. Explicou a relevância de atualizar o Plano Diretor e da necessidade de promover essa mudança a partir de agora. Comentou que muitos mencionam Miguel Arraes como responsável por trazer água para Salgueiro, mas esquecem de citar Roberto Magalhães. Ressaltou que é ilógico cobrar de quem tem três ou oito anos de gestão como se tivesse vinte anos de governo. Informou que o prefeito Fabinho está negociando a venda da folha de pagamento da prefeitura, que pode gerar até R$ 4 milhões, valor que será utilizado para a iluminação das BRs. Defendeu que é favorável à contratação de empréstimos, mas que também são necessárias ações para solucionar problemas antigos. Contou que solicitou ao prefeito que inclua a Câmara na negociação da folha de pagamento. Reforçou que os vereadores podem divergir quanto à forma de arrecadar recursos, mas todos são favoráveis à iluminação das BRs. Relembrou que o asfalto do bairro Planalto não gerou dívidas, pois foi viabilizado por meio de recursos destinados por Augusto Coutinho. Encerrou afirmando que está fazendo sua parte para garantir ao povo de Salgueiro a mudança que sempre pediram.
De segunda a sexta-feira
Das 07:30 às 13:30
Todas as quartas-feiras
A partir das 10:00
(87) 3871-0870 – (87) 3871-2784
CÂMARA MUNICIPAL DE SALGUEIRO – PE
Praça Professor Urbano Gomes de Sá, 14
CEP: 56000-000
Salgueiro – Pernambuco – Brasil
Horário de atendimento: de Segunda à Sexta, a partir das 07:30hs às 13:30hs (exceto nos feriados)
E-mail: contatocamara@salgueiro.pe.leg.br
Telefone: (87) 2015 – 0047
Ouvidoria: (87) 2015 – 0046