Resumo dos Pronunciamentos dos Vereadores e da Vereadora na Sessão Ordinária, da quarta-feira (28/04/2021).

por adm publicado 13/09/2021 14h35, última modificação 22/09/2021 11h44

A 13° Sessão foi presencial, porém, devido a pandemia da Covid-19, com algumas restrições para a segurança dos vereadores e dos servidores da Casa Epitácio Alencar. Seguindo todos os protocolos de segurança: usando máscara, mantendo o distanciamento e higienizando com álcool em gel. Durante a Sessão, os vereadores debateram assuntos importantes para o município.

> O vereador Mariano Barros (PDT), iniciou sua fala pedindo atenção da Secretaria de Serviços Públicos com o Bairro Novo Salgueiro, com reparos, capinação, iluminação e que seja colocado lixeiras nos pontos de coletas.

> A vereadora Fátima Carvalho (PSB), parabenizou Salgueiro pelos seus 157 anos de Emancipação Política, comemorado na próxima sexta-feira (30). Solicitou também ao comandante do 8° BPM mais segurança para a Zona Rural.

> O vereador André de Zé Esmeraldo (PL), parabenizou Salgueiro pelos seus 157 anos de Emancipação, que será comemorado no próximo dia 30. Ressaltou também que o poder é do povo, "O povo é fonte de todo poder público. Estamos aqui representando o povo. O povo está sempre acima do político e, pensando nisso que sempre trazemos a demanda do povo", disse. Questionou o fato do governo municipal esteja licitando 04 automóveis 0km, em meio a um decreto de calamidade pública.

> O vereador Emmanuel Sampaio ( DEM), lamentou os falecimentos do jovem Fayllon e Dona Olindina. Agradeceu a Deus mais uma oportunidade em defender o povo de Salgueiro. Socilicitou também que a Secretaria de Serviços Públicos retome a obra da quadra do Riachinho. Pediu uma atenção da Secretaria de Serviços Públicos para o Loteamento Asa Branca que está no escuro e com matagal.

> O vereador Henrique Sampaio (PSD), parabenizou todos os salgueirenses pelos 157 anos de Emancipação. Lembrou que no mês de Janeiro esteve na cidade do Recife, junto com a Mesa Diretora em busca de melhorias para o município, na ocasião esteve com Mendonça Filho, onde solicitou respiradores para Salgueiro, "E assim ele fez e encaminhou para o nosso município dois respiradores. Quero agradecer ao meu amigo Mendonça Filho esse presente para Salgueiro", disse.

> O vereador Nildo Bezerra (PDT), lamentou o falecimento de Dona Olindina. Prestou solidariedade aos familiares das vítimas do Covid-19. Pediu que os jovens se cuidem e não brinquem com a saúde. Parabenizou o prefeito pelo envio para esta Casa, o projeto de Crédito Popular. Parabenizou também o secretário Mac Passos, pela capinação no Residencial Mandacaru.

> O vereador Sávio Pires (DEM), lamentou o falecimento do jovem Fayllon Sérgio dos Anjos, "Um homem que era determinado a vencer e fazer amizades". O parlamentar falou também da felicidade em saber que um projeto de sua autoria no início do mandato foi sancionado pelo Executivo, que implanta QR Code em todas as placas de obras. E por fim lamentou que na maior crise sanitária do planeta o poder executivo quer destinar recursos para aquisição de 04 veículos e não para solucionar as demandas da população.

> O vereador Zé Carlos (PSB), ressaltou ser favorável ao gabinete do prefeito para que tenha um veículo. Apresentou também indicação solicitando a construção de uma escola e uma creche no Bairro Novo Horizonte.

> O vereador Baldin (DEM), parabenizou o deputado federal Gonzaga Patriota, que fará 75 anos esta semana. Desejou plena recuperação a ex- vereadora Paizinha Patriota que testou positivo para a Covid-19. Apresentou também uma Indicação solicitando a pavimentação da Rua Alto do Riachinho, no Bairro do Riachinho.

> O vereador Tiago Arraes (Cidadania), iniciou sua fala lamentando os falecimentos de Dona Olindina e do Jovem Fayllon. Parabenizou Salgueiro pelos 157 anos de Emancipação, "Uma cidade que nasceu na base da fé", disse. Apresentou também um requerimento solicitando a reforma e requalificação do Mercado Público Municipal.

> O vereador professor Agaeudes Sampaio (DEM), lamentou o falecimento do Jovem Fayllon. Pediu a Deus conforto para todos os familiares que perderam entes queridos para a Covid-19. Parabenizou Salgueiro pelos seus 157 anos de Emancipação Política. Lamentou também o veto do Prefeito no projeto de sua autoria para ajudar os artistas da terra. "O mesmo que vetou o projeto, o Prefeito, não pensa na população, pois, teria criado um projeto para ajudar o artesão, o artista. O mesmo abriu licitação no valor de quase meio milhão de reais para comprar carros novas. O professor Agaeudes jamais votará contra o povo de Salgueiro. Não irão me calar com fake news", disse.

> O vereador Flavinho Barros (PSD), parabenizou Salgueiro pelos seus 157 anos de Emancipação. "Jamais imaginamos que chegaríamos a 157 anos no meio de uma pandemia. Neste momento proteger a vida e combater esse mal do século é a maior prioridade. Infelizmente aqui na nossa cidade, nos surpreende algumas atitudes, com uma licitação de quase R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), neste momento para comprar veículos. Em um município que passa por diversas dificuldades a compra de veículos seria prioridade?", questionou.

> O vereador Bruno Marreca (PSB), parabenizou Salgueiro pelos seus 157 anos de Emancipação. Ressaltou que é favorável a compra dos carros, "A gestão sabe das suas demandas", disse. Lamentou os falecimentos do Jovem Fayllon e Alecsandro. Apresentou também uma Indicação solicitando a aquisição de um veículo Castra Móvel para o município de Salgueiro.

> O  vereador Erivaldo Pereira (PSB), iniciou sua fala lembrando que na próxima sexta-feira, será o aniversário de morte do Pe. José Maria Prado. Destacou que na próxima Sessão, irá apresentar um Projeto de Lei, onde denominara toda área do Bairro do Planalto passe a se chamar Pe.Jose Maria Prado.

> O vereador Léo Parente (PL), no aparte da fala do vereador professor Agaeudes Sampaio, lembrou que a Bancada da Verdade fez um acordo a cerca do Crédito Popular. "O acordo foi justamente de aprovar esse projeto. Aprovar como as pessoas precisam. Iremos aprovar o crédito. Fazendo o que as pessoas mais pedem. Nosso olhar para o povo é diferente daqueles que querem gastar quase R$ 500.000,00 na compra de alguns carros. Para gastar esse dinheiro com o povo que tá precisando, com o artista. O apoio que a Prefeitura Municipal de Salgueiro, tem dado aos artistas locais, é o de vetar um projeto que diz, que temos que valorizar os artistas da terra", disse.