Resumo dos Pronunciamentos dos Vereadores e da Vereadora na Sessão Ordinária, da quarta-feira (22/04/2021).

por adm publicado 09/09/2021 13h07, última modificação 09/09/2021 13h07

A 12° Sessão foi presencial, porém, devido a pandemia da Covid-19, com algumas restrições para a segurança dos vereadores e dos servidores da Casa Epitácio Alencar. Seguindo todos os protocolos de segurança: usando máscara, mantendo o distanciamento e higienizando com álcool em gel. Durante a Sessão, os vereadores debateram assuntos importantes para o município.

》 A vereadora Fátima Carvalho (PSB), iniciou sua fala recordando que no dia 19, foi comemorado o Dia do Índio e ontem feriado nacional, comemorado o Dia de Tiradentes. Pediu também que a população mantenha os cuidados para combater o Covid-19.

》 O vereador André de Zé Esmeraldo (PL), lembrou que no último domingo, foi realizado a eleição da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), lembrou também que três vereadores de Salgueiro foram eleitos: André de Zé Esmeraldo, Léo Parente e Zé Carlos. Lembrou que o próximo dia 24 é celebrado o Dia Nacional de Libras, aproveitou sua fala, para homenagear toda a comunidade surda.

》 O vereador Mariano (PDT), iniciou sua fala tratando sobre a eleição da UVP, esclareceu que seu voto em outra chapa, que não tinha os colegas Vereadores de Salgueiro, foi baseado na defesa que faz do Sertão. Ressaltou também que a chapa vencedora seria sua última opção, por ter como candidato a presidente, um representante da Cidade de Gravatá. Votou na chapa que tinha como presidente um sertanejo da Cidade de Carnaubeira da Penha. Lembrou que "Não vota por conveniência, vota por acreditar nos projetos que melhoram a coletividade.”

》 O vereador Henrique Sampaio (PSD), voltou a cobrar a instalação da Delegacia da Mulher em Salgueiro e a Convocação dos aprovados no cadastro de reserva para professores. Reivindicou também a manutenção das estradas do 4ª Distrito. Parabenizou os vereadores André de Zé Esmeraldo, Léo Parente e Zé Carlos pela eleição da UVP.

》 O vereador Nildo Bezerra (PDT), apresentou alguns requerimentos solicitando manutenção da iluminação pública na Rua Nove, Buenos Aires e na Avenida Central. Solicitou também que passe a motoniveladora (Patrol) em algumas Ruas não pavimentadas e danificadas no Loteamento Novo Everest , como também no Loteamento Asa Branca.

》 O vereador Sávio Pires (DEM), prestou solidariedade ao vereador Emmanuel Sampaio. E parabenizou os colegas André de Zé Esmeraldo, Léo Parente e Zé Carlos pela vitória na UVP.

》 O vereador Zé Carlos (PSB), apresentou Requerimentos solicitando a reforma no Centro de Música Maestro Ivalter, localizado no Centro de Cultura Lazer e Turismo. Solicitou também a instalação de corrimão nas lojinhas do canal na Rua Francisco de Sá, no Bairro Santo Antônio.

》O vereador Emmanuel Sampaio (DEM), iniciou sua fala lamentando o falecimento de Jaqueline Parente. Bastante emocionado agradeceu o apoio dos amigos e eleitores. Lembrou que em 2013, foi morar em Recife, morou na Casa do Estudante, lembrou também que lutou muito para se tornar Engenheiro Civil. “Com muito trabalho consegui abrir uma empresa. Na minha Cidade fizeram denuncia contra a minha reputação como engenheiro com essas denúncias infundadas. A Polícia cumpriu o seu papel, foi me investigar. E tenho a consciência tranquila de que não fiz o que estão me acusando", disse.

》 O vereador Tiago Arraes (Cidadania), prestou solidariedade ao Sr. Cláudio, pelo falecimento de sua mãe. Lamentou também o falecimento do professor José Ponte Jardim. Lembrou que mais de 13 mil salgueirenses já foram vacinados com a primeira dose da vacina e mais de 4 mil com a segunda dose. “Tomara que o Governo Federal continue mandando as vacinas para os Estados e o Estado distribuindo para os municípios”, disse.

》 O vereador professor Agaeudes Sampaio (DEM), prestou solidariedade ao vereador Emmanuel Sampaio. Apresentou um Projeto de Lei que dispõe sobre a adaptação e disponibilização de brinquedos e equipamentos das praças de esporte e lazer, e parques de diversões, onde deverão atender as necessidades das crianças e adolescentes com deficiência ou com mobilidade reduzida, para que tenham total acessibilidade. Apresentou também um requerimento solicitando o levantamento do muro de proteção que faz a divisão do açude velho e a Rua Ana Nunes de Carvalho Barros.

》 O vereador Flavinho Barros (PSD), lamentou o falecimento de Jaqueline Parente. Parabenizou os vereadores André de Zé Esmeraldo, Léo Parente e Zé Carlos pela Vitória na eleição da UVP. Questionou também o fato de que na última sessão ordinária, um cinegrafista ligado a bancada da situação filmava os vereadores da oposição. Lembrou que os moradores do Sítio Santana cobra por melhorias nas vias de acesso.

》 O vereador Bruno Marreca (PSB), prestou solidariedade ao vereador Emmanuel Sampaio, “Estão tentando politizar esse caso, e não é perseguição. Ele sabe que não é perseguição”, disse. Prestou solidariedade aos familiares do professor Zezinho Pontes e Jaqueline Parente. Apresentou também uma Indicação solicitando o aumento para 40% de adicional de insalubridade aos profissionais de saúde envolvidos diretamente no combate ao Covid-19.

》 O vereador Léo Parente (PL), prestou solidariedade ao vereador Emmanuel Sampaio. Lembrou que o município de Salgueiro agora tem uma grande representatividade, que o município terá na UVP, com a Vitória de André de Zé Esmeraldo, Léo Parente e Zé Carlos e com essa vitória Salgueiro contará com grandes eventos para aquecer a econômica local.

》 O vereador Erivaldo Pereira (PSB), iniciou sua fala, destacando sua agenda comprometida para levar o melhor para o povo. Nos últimos dias acompanhou alguns serviços com motoniveladora na Lagoa da Caatinga e Aboboreira, atendendo solicitação dos moradores.

》 O vereador Baldin (DEM), lembrou que esta semana visitou o matadouro de caprinos e ovinos e ficou muito triste com o que viu. Pediu ao Prefeito que faça uma reforma. Apresentou também uma Indicação solicitando a pavimentação da Rua Aurea Sampaio Parente Muniz, no Bairro da Primavera.