A Câmara Municipal de Salgueiro realizou em seu plenário nesta quarta-feira, (23) mais uma sessão ordinária

por adm publicado 23/10/2019 16h11, última modificação 23/10/2019 16h11
Sessão foi realizada na manhã de hoje. Confira as falas dos vereadores e cidadãos que usaram a Tribuna Popular.

Os parlamentares se reuniram a partir das 9h para as discussões dos temas que estavam na pauta. Acompanhe o resumo das falas dos vereadores, pela ordem. A Tribuna Livre foi usada pelo funcionario publico lotado na Secretaria de Saúde, solicitou aos vereadores, a aprovação do Projeto de Lei 69 de 2019 de autoria do Vereador Veronaldo Gonçalves que altera a emenda da Lei Municipal n° 1646/2008 de 01 de janeiro de 2008 no seu artido 6ª, II- Insalubridade em Grau Médio.

TRIBUNA LIVRE:

O Sr. Francerlândio Gomes, ocupou a Tribuna e saudou à todos. Iniciou relatando sobre o projeto 69/2019, sobre a insalubridade dos agentes administrativos, requerendo sua aprovação nesta Casa. Convidou também a população da Unidade Maria Panta para uma programação do Outubro Rosa, com realização de exames gratuitos. Finalizou agradecendo a todos. (Aparte dos vereadores Veronaldo Gonçalves, Augusto Matias, Erivaldo Pereira, Bruno Marreca, Antônio Pires, Pedro Pereira).

À Tribuna, o vereador Augusto Matias saudou a todos como de costume, em especial a Ronaldo do Penedo, aos motoristas da Transnordestina e a todos que fazem a grande obra da ferrovia, a Antônio de Justus da Maniçoba. Iniciou relatando sobre o projeto de lei que Francerlândio citou, sobre insalubridade dos agentes administrativos, mostrando apoio. Relatou sobre o projeto de adesivação dos carros públicos. Relatou ainda sobre o uso do transporte da Câmara, que deve está disponível a todos os vereadores sem precisar marcar o dia. Finalizou agradecendo a todos.

À Tribuna, o Vereador Pedro Pereira, saudou a todos como de costume. Iniciou relatando sobre o calçamento de duas ruas em Umãs. Relatou ainda sobre a não liberação das águas da Barragem do Algodão, do Denox e do Alazão. Relatou ainda sobre a limpeza dos poços nas comunidades da zona rural. Finalizou agradecendo a todos e desejando que Deus abençoe.
À Tribuna, o vereador Erivaldo Pereira, saudou a todos como de costume. Iniciou parabenizando a colega de trabalho, a advogada Ana Cecília Ribeiro, pelo título de Miss Salgueiro, desejando sucesso e uma grande trajetória, que chegará longe pelo coração bom que tem e pelos pais que possui. Relatou ainda sobre o ofício recebido sobre as obras de engenharia, onde fez um projeto de lei requerendo que uma licitação só seja feita após o término da última licitação. Relatou também sobre a falta de medicamentos nos postos de saúde e farmácias públicas na cidade. Relatou sobre as estradas rurais de Vasques, que não existem mais, e a comunidade encontra-se abandonada. Relatou sobre o projeto de lei do executivo que passa a responsabilidade dos gastos de despesas quanto a combustíveis de máquinas rurais para as pessoas que possuem interesse em utilizá-las, não concordando com tal. Finalizou agradecendo a todos.

À Tribuna, o vereador George Arraes, saudou à todos como de costume. Iniciou parabenizando Chacal pelo torneio de futsal no bairro do Planalto, iniciando esse final de semana além do trabalho social com as crianças da cidade. Agradeceu à Reginaldo pelas cobranças para melhoria da cidade e comunidade rural do nosso Município. (Aparte dos vereadores Auremar Carvalho, Bruno Marreca). Relatou sobre a visita a ELEPE que se fará presente para uma palestra sobre eleições e política, regras modificadas e novas atribuições, assim, convidando toda a população para se fazer presente. Relatou também sobre o projeto do concurso público, que entrará em votação hoje, após algumas alterações feitas, a pedido do Ministério Público, já que existia, em outras gestões, uma desproporção muito grande nos cargos efetivos e comissionados nesta Casa, requisitando a aprovação aos vereadores. Finalizou agradecendo a todos.

À Tribuna, o vereador Flávio Barros, saudou a todos como de costume. Iniciou relatando sobre a Associação Esportiva de Umãs. Relatou ainda sobre as problemáticas no abastecimento d’água no Sítio da Santana, onde procurou a COMPESA para tentar solucionar os problemas. Relatou ainda que hoje chegará a cidade a perfuratriz, um sonho antigo da nossa cidade para melhorias do abastecimento de água na cidade. (Aparte dos vereadores Pedro Pereira, Augusto Matias, Bruno Marreca). Relatou sobre a chegada do projeto de lei dos precatórios dos professores do FUNDEF, demonstrando sua alegria e satisfação. Relatou sobre a Casa Ana Ataíde, que faz um trabalho brilhante porém tem pouca ajuda e estará chegando ao fim quanto a acolhimento, por não ter mais condições financeiras para tal. Finalizou agradecendo a todos.

À Tribuna, a vereadora Eliane Alves, saudou a todos como de costume. Iniciou relatando que não tem medo dos poderosos que estão na Prefeitura se pronunciando, com documentos falsos. Relatou sobre os problemas nos transportes escolares nas zonas rurais, as casas de apoio e os transportes do TFD que estão dando tratamento desumanos aos pacientes e familiares deste programa. Relatou ainda sobre a falta de medicamentos e as dificuldades para se realizar um exame na cidade de Salgueiro. Relatou também sobre a falta de água na cidade e na zona rural do Município, além dos transportes quebrados ou com falta de gasolina. Finalizou agradecendo a todos.

À Tribuna, o vereador Pedro Pereira, saudou a todos como de costume. Iniciou parabenizando os organizadores da cavalgada de Nossa Senhora Aparecida, a carateca Bianca pela conquista ao título de melhor do Brasil, aos professores pelo seu dia. Relatou ainda sobre o projeto de lei do Executivo nº 17, de crédito suplementar, que a maioria dos pedidos de recurso é para a área da saúde. Requereu ainda a iluminação pública na Rua Joaquim de Sá Araújo em área da zona rural e o melhoramento do campo de Umãs. Finalizou agradecendo a todos.

À Tribuna, a vereadora Maria da Paz Patriota, saudou à todos como de costume. Iniciou relatando sobre o projeto de lei de sua autoria para nomear uma rua em homenagem a um garoto que faleceu há 11 anos vítima de enfarto. O Sr. Jorge Claudevan da Silva, e apresentou um pouco sua história. Parabenizou ainda a jovem Bianca e o garotinho Nicolas pelos ótimos resultados no Campeonato Brasileiro de Karatê, parabenizou também os organizadores do Congresso de Transtorno de Aprendizagem e Desenvolvimento do Sertão. Parabenizou também o IMIP por seus 10 anos de excelente trabalho. Finalizou agradecendo a todos.

À Tribuna, o vereador Flávio Barros, saudou á todos como de costume. Iniciou relatando sobre o Movimento Cidade Melhor, que ocorrerá no dia 25 de outubro aqui em Salgueiro, na Academia da Cidade, para trazer melhorias para o Município. Relatou ainda sobre o recebimento de um perfuratriz e dois tratores, além de uma retroescavadeira e um caminhão, demonstrando muita felicidade por estas benfeitorias. Relatou ainda sobre os requerimentos de autoria, para limpeza, capinação e calçamento das ruas na cidade. Finalizou agradecendo a todos.

À Tribuna, o vereador Auremar Carvalho, saudou a todos como de costume, em especial o mototaxista Gago. Iniciou relatando sobre o voto de pesar para Dona Maria dos Santos e solidariza com todos os familiares. Relatou sobre a chegada da perfuratriz na cidade e demonstra sua felicidade por esta conquista. (Aparte dos vereadores Pedro Pereira, Bruno Marreca). Relatou ainda sobre as boas condições da Casa de Apoio e sérvios do DFT. Finalizou agradecendo a todos.

À Tribuna, o vereador Veronaldo Gonçalves, saudou a todos como de costume. Iniciou relatando sobre a tradicional festa da Pessoa da Boa Idade, que ocorreu neste último sábado. Fez votos de pesar aos familiares de Antônio Hermes. Relatou sobre a falta de água no Sítio Santana e toda zona rural e a falta de conserto dos carros pipas. Finalizou agradecendo a todos.

À Tribuna, o vereador Hercílio de Carvalho, saudou a todos como de costume. Iniciou relatando sobre a chegada da Diocese e como isto melhorou os cristãos. Relatou ainda sobre a reforma da previdência. Relatou também sobre a extensão da barragem do Uri como única alternativa para acabar com os problemas das águas. Relatou ainda sobre a falta de dinheiro do governo para desobstruir barragens, abastecer os carros para serviços públicos. Requereu a abertura da UPA 24h que dizem está impedida a abertura por conta do depósito de gás vizinho. Finalizou agradecendo a todos.

O vereador Bruno Marreca ocupou a Tribuna e saudou a todos como de costume. Iniciou relatando sobre a falta de medicamentos nos postos de saúde da cidade e o aumento de pessoas em surto psicológico, com transtornos mentais, andando pelas ruas da cidade e que não vê nenhuma intervenção. Relatou ainda sobre a falta de transportes escolares e as más condições nas estradas das zonas rurais. Relatou sobre a chegada de vários poços artesianos, carros pipas, retroescavadeiras, perfuratriz. Finalizou agradecendo a todos.

O vereador José Carlos Parente ocupou a Tribuna e saudou a todos como de costume. Iniciou relatando sobre a grande problemática que está ocorrendo na cidade que é a falta d’água e a dos carros pipas. Relatou ainda sobre a educação das crianças da cidade, como a ação e atenção dos pais eé importante na vida do ser humano. Parabenizou a advogada Ana Cecília por ter brilhado nas passarelas e seguir seu sonho. Finalizou agradecendo a todos.

O vereador Antônio Pires ocupou a Tribuna e saudou a todos como de costume. Iniciou relatando sobre uma moção de aplauso a um funcionário de limpeza pública na cidade de Salgueiro. Relatou ainda sobre a falta de ventiladores e cadeiras no Hospital regional de Salgueiro. Relatou também sobre a falta de ônibus na rota 53. Relatou sobre a falta de água na cidade de Salgueiro e se referiu ao governador Paulo Câmara que não colocou nenhum carro pipa no estado de Pernambuco. (Aparte dos vereadores Erivaldo Pereira, Hercílio de Carvalho). Relatou sobre a chegada do caminhão, das retroescavadeiras e da perfuratriz a Salgueiro. Finalizou agradecendo a todos.

O vereador André Luiz Souza pede despensa da Tribuna.

Ausente o vereador Ednaldo Barros, justificada a ausência.

Assessoria de Comunicação